09 julho, 2014

Resenha - O Guardião Invisível

Título: O Guardião Invisível - Trilogia do Baztán #1
Autora: Dolores Redondo
Editora: Record
Páginas: 364
Ano: 2014
Gênero: Suspense Policial/Drama

Sinopse: Às margens do rio Baztán é encontrado o corpo de uma adolescente, assassinada em uma cerimônia macabra. No local, há pelos de diversos animais, vestígios de couro e rastros de algo não humano. Ela não foi a primeira vítima nem será a última. A imprensa logo responsabiliza o basajaun pelo crime, uma figura mítica guardiã dos bosques. Agora, Amaia Salazar, a investigadora responsável pelo caso, precisa retornar à sua cidade natal e lidar com fantasmas do passado enquanto busca um assassino em série muito mais aterrador do que pode imaginar.
Suspense policial, drama, misticismo, personagens fortes essa é a mistura que me fez ficar fascinada por esse livro.
Em O Guardião Invisível vamos conhecer a inspetora Amaia Salazar, que é designada a desvendar os assassinatos de meninas que estão sendo encontradas nas margens do Rio Baztán. Amaia voltará para a cidade onde nasceu e viveu até sair para estudar e vai ter que superar os seus dramas pessoais.
A primeira vitima tem entre 12 e 13 anos e foi encontrada estrangulada, com a roupa cortada, um doce típico da região foi encontrado sobre o corpo, pelos de animais e os seus sapatos foram deixados na beira da estrada, Amaia está trabalhando junto com uma equipe e um dos investigadores acredita que esse não é um caso isolado, pois no mês anterior uma garota de 17 anos foi encontrada morta e com o mesmo modus operandi. Outras vítimas são encontradas, ao que tudo indica o assassino quer fazer essas jovens voltar a ser criança, ele as mata para manter a sua inocência, e Amaia acredita que ele é do povoado e alguém que as vítimas conhecem.
Amaia é escolhida para chefiar as investigações, já que ela tem família e conhece bem a região de Elizondo, que é onde os crimes ocorreram. O inspetor Montes foi designado para ajudá-la, mas é visível o seu desgosto por não ter sido escolhido para chefiar as investigações. Amaia por ser uma boa profissional e ter alcançado um alto cargo, é impossível não ter quem tenha certa inveja, que olhe para ela e não a veja como uma boa profissional.
James marido de Amaia resolve que vai viajar com ela, ele é um escultor bem sucedido e nem imagina que vai descobrir coisas sobre a infância dela que irão fazer ele se arrepiar.
A família de Amaia é dona de uma doceria e sua irmã Flora é quem cuida de tudo. Flora é bem sucedida na área de culinária, tem um livro lançado que fez muito sucesso e está se preparando para lançar outro, mas ela se mostra ao mesmo tempo um tanto arrogante, má, seca e amargurada.
Rosaura é a irmã mais nova e ela e Flora não se dão muito bem, Ros conta toda sua história para Amaia, ela parece ser uma mulher sofrida, mas que decidiu dar a volta por cima, cuidar de si e se dar uma chance de ser uma pessoa melhor.
Além de Amaia estar correndo contra o tempo para descobrir quem está assassinando as garotas, ela precisa enfrentar também seus dramas pessoais. James a está pressionando para eles terem um filho, ela tem dificuldade para engravidar, depois de decidir fazer um tratamento ela acaba desistindo e diz a James que agora precisa se focar no trabalho. O livro traz vários feedbacks da infância de Amaia e é aí que ficamos sabendo que ela sofreu muito quando criança nas mãos de uma pessoa que deveria ser seu porto seguro. Ela foi morar com a tia que estava sempre contando histórias sobre o bosque, sobre uma magia que ali está presente, sobre um guardião do bosque que é o basajaum. Amaia é uma pessoa cética, não acredita nas lendas que contam sobre pessoas que encontraram o basajaum, mesmo quando uma pessoa muito próxima a ela conta como encontrou esse ser místico. Eu acredito que ela irá começar a questionar se realmente esses seres são reais, ela mesma já encontrou o basajaum, mas prefere pensar que era um urso ou algo de sua imaginação, e a lenda da mulher que realiza o desejo das mulheres que não conseguem ter filhos.

A autora trabalhou muito bem não só a trama dos assassinatos, mas também a personalidade dos principais personagens, seus problemas, a sua realidade quando criança, os problemas entre as irmãs Flora e Rosaura e seus casamentos que não deram certo. A tia Engrasi que criou Amaia com todo carinho como se ela fosse sua filha, é uma pessoa que acredita no misticismo e nas lendas que envolvem o bosque de Baztán. Embora o livro apresente vários personagens envolvidos e uma história que alguns leitores podem achar um pouco complexa devido envolver vários problemas pessoais e de família junto com os assassinatos e a presença das lendas e dos seres mitológicos eu achei a leitura muito envolvente e não tive problemas quanto a isso e já estou esperando para ler a continuação.
Eu tentei descobrir quem era o verdadeiro assassino, cheguei a pensar em um determinado personagem, mas depois pensei "hum esse não pode ser, mas não é que era ele o.O"
Gostei bastante da capa, a diagramação é simples e não encontrei erros. Tudo indica que vamos poder conferir a trilogia na tela dos cinemas.
─ Não tem nada do que se envergonhar, você era uma menina pequena e quem deveria cuidar de você a feriu. É a coisa mais cruel que ouvi na minha vida, e sinto muito, querida, sinto que tenham feito uma coisa tão horrível com você, mas ninguém mais pode lhe fazer mal.


13 comentários

  1. a história é até interessante, mas não me senti atraída a ler sabe. quem sabe um dia.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. A história parece legal, mas também não sei se eu leria leria mesmo. Acho que não é tanto o meu estilo. Se caísse de bandeja na minha mão eu iria ler sim, provavelmente, mas correr atrás dele, no no. Beijocas!

    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  3. Oiiiiiiiiiiii, nossa, que história diferente!
    Caramba, fiquei boquiaberta e mega curiosa pra conhecer mais sobre!
    Anotei aqui nos meus desejados!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a história ,fiquei com muita vontade de ler o livro ,tipo tudo de uma vez só.
    Quem será que é o assassino?, será que ela vai conseguir engravidar? ,estou cheia de perguntas.
    Essa mistura de gêneros literários caiu muito bem nessa história.
    bjoos :)

    ResponderExcluir
  5. OOOOOOOOOOOOOOOI, Lilicaaaa *0* ♥ Tuuudo bom, amorzinhoooo? <3 Ó, Deus, só a capa já me chamou a atenção, hahaha! Hmm, que legal! Assassinatos, hehe! Adoro histórias que envolvem assassinatos! Peraí! O cara mata as meninas para para manter sua inocência? Que coisa mais sem sentido, hahaha! Aaaah, coisas da infância de Amaia que vão fazer seu marido se arrepiar... Aaaaaah, preciso ler esse livrooooooooo, hahaha! Oh, já vi uma certa ligação da doceria da família dela com o doce que fora encontrado no corpo de uma menina... Ei, interessante ela ter trabalhado a personalidade dos personagens e, principalmente, ter conseguido focar nos problemas de infância dela! E tem continuação? OOOOOOOMG, eu definitivamente preciso desse livro e da continuação, hahaha! Uauahuashaush, cara, sério que o personagem mais improvável da história era o assassino? Adoooooooooro isso, uashuashuashauhahsu! Você foi trollada, Lilica, hahahaha! Trilogia nos cinemas? Ebaaaaaaaaaaa! Não iria perder por naaaaada, haha! Sua resenha ficou extremamente perfeitaaaaaa, viu? Simplesmente AMEI! ♥ Tanto é que me instigou a comprar esse livro urgentementeeeee, hahhaha! Ei, gostei do quote ali embaixo! :3

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  6. Vi este livro hoje e fiquei interessada nele, estava mesmo em busca de uma resenha, gostei de saber que a autora trabalha bem todos os aspectos da obra, assim dá mais corpo para a história, espero ler em breve, na verdade já vou comprar.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. A capa é meio estranha, mas a sinopse e o comentário logo abaixo tornaram esse fato relevante, além de ter todo o suspense a autora conseguiu trabalhar os dramas pessoais e desenvolver a personalidade dos personagens, e eu acho isso muito importante, já adicionei na listinha.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  8. Oi! Já tinha amado a capa, a achei bastante diferente e me encantei ainda mais pela história, gosto de mistérios ainda mais quando é bem bolado, e esse que tem no livro parece que é. Quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir
  9. Adoro estórias policiais e este livro me deu indícios de Harlan Coben que eu adorooo!
    Os dramas "reais" da vida dão um toque todo especial também, deixa mais emocionante, mais palpável...
    A série de mortes lembram também algumas estórias que li da Nora Roberts...
    Adorei que a policial seja mulher...
    Quero ler este livro... adorei a resenha!!

    ResponderExcluir
  10. Já fiquei interessada só pelo fato de ser um suspense policial e quando li que vai ter misterios sobre o passado dela descobertos o interesse só aumentou mais!E esses personagens parecem só dar reforço a isso.Com certeza vou gostar dele.

    ResponderExcluir
  11. Amei o livro! Tem tudo que eu gosto nele! Já está como um desejado lá no skoob!!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  12. Este nao tipo de livro que compraria mas a historia achei
    legal ... mas nao algo que me chama atenção pois
    nao gostei muuito o começo e acho importante o livro ser bom ja no começo

    ResponderExcluir
  13. Oi Lizi! Sua resenha ficou muito boa, esclareceu o suficiente da história, não fiquei exatamente atraída por lê-lo, mas eu leria sim. Estive na casa de Adriano ontem e ele está lendo esse livro, não parece muito animado, mas a sua opinião o está motivando, então veja que ela é forte!

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi