21 maio, 2014

Resenha - A extraordinária viagem do faquir que ficou preso em um armário Ikea

Título: A extraordinária viagem do faquir que ficou preso em um armário Ikea
Autor: Romain Puértolas
Editora: Record
Páginas: 256
Ano: 2014
Gênero: Romance

Sinopse: A figura de um faquir está associada à meditação, ao treinamento e à magia. Mas, no caso de Ajatashatru Ahvaka Singh, é mais provável que o público se depare com truques e trapaças. A última de suas artimanhas foi convencer sua aldeia a pagar por uma viagem a França para adquirir a Camadepregösa, um modelo de cama de pregos vendida pela Ikea. Só que ele não contava em ficar preso dentro de um dos armários da loja. Nem que o móvel seria despachado para outro país. Assim, o faquir e seu turbante partem para uma aventura, ainda que involuntária, pelo mundo, fazendo uma horda de inimigos, alguns amigos e aprontando muitas confusões pelo caminho. • Publicado como parte da lista “Os inevitáveis de 2014”, considerado uma das apostas do ano pela Folha de São Paulo. • Fenômeno de vendas na França, onde atingiu a marca dos 250 mil exemplares comercializados, e figurou no primeiro lugar na lista dos best-sellers do país.
Em, “A extraordinária viagem do Faquir que ficou preso em um armário Ikea”, vamos conhecer a história de um indiano pra lá de atrapalhado e malandro que depois de viver uma aventura e conhecer pessoas acaba mudando seu estilo de vida.
Só em ler o nome do personagem principal, Ajatashatru Ahvaka, já deu para sentir que o livro tinha uma boa pitada de humor. A cada passagem o autor nos dá a pronuncia do nome do faquir rsrsrs, pronuncias como: “acha já a tua vaca”,” achata o tutu”,” a chata e o tabu”. O faquir tem uma missão, que é ir à França comprar uma CamaDePregosa, que viu em um folheto da loja Ikea. Já na chegada ele começa a aprontar suas malandragens, ele paga o taxi com uma nota falsa impressa somente de um lado e o taxista não percebe e o malandro ainda consegue distrair o taxista e surrupiar a nota de volta rsrsrs. Chegou à loja e o vendedor disse que a cama não estava disponível em estoque e ele poderia retirar somente no dia seguinte e o valor também não era o que estava no folheto e assim ele precisaria de mais dinheiro para fechar sua compra. Ele é muito vigarista e não é que conseguiu o dinheiro e, além disso, comida e companhia de uma mulher chamada Marie. Ela esta completamente encantada pelo faquir e acredita que ele seja uma pessoa realmente boa, mal sabe ela que só está ali na companhia dele por que caiu em um de seus golpes. O faquir já tinha planejado que passaria a noite na loja Ikea, tudo estava correndo bem quando ele percebeu que havia algumas pessoas chegando, resolveu então se esconder dentro de um armário que foi embalado e despachado para algum lugar. É a partir dai que o papo começa a ficar sério e então o leitor vai entender que o livro não é só uma aventura bem humorada, mas o tema central trata sobre a realidade de pessoas que tentam entrar em um país de forma ilegal.
O faquir vai conhecer um grupo de homens que estão tentado entrar ilegalmente no Reino Unido, a realidade desses homens irá fazer o nosso faquir começar a pensar nas coisas que fazia, enquanto tinha homens que queriam uma oportunidade de um trabalho honesto, ele vivia de enganar as pessoas. Depois de preso e deportado para Barcelona Ajatashatru vai se reencontrar com o taxista Gustave, aquele que ele enganou na França, e eles vão protagonizar uma cena muito engraçada no aeroporto e claro que o nosso indiano atrapalhado iria aprontar mais uma e agora vai viajar para a Itália escondido em uma mala. O faquir vai viver mais algumas aventuras, mas o mais importante é que ele acaba mudando o seu jeito de ser e tenta se redimir dos seus atos e claro que vai ter o seu romance com Marie.
O faquir só se dá mal e nessas aventuras ele fica viajando de um lado para outro sempre preso em algum lugar (armário, mala, balão). Toda essa aventura fez Ajatashatru conhecer várias pessoas e cada uma delas mudou algo nele. Eu adorei conhecer esse indiano atrapalhado e gostei muito de ver a evolução dele se transformando em uma pessoa melhor e mais preocupada com os outros.
O taxista é um típico cigano que mora em um trailer e sua mulher passa aquela impressão de mulher cafona que quer ser chique.
Marie é uma mulher solitária a procura de alguém, mas que acaba muitas vezes com a pessoa errada ao seu lado, mas depois de conhecer o indiano, algo irá mudar sua vida para sempre.

A leitura fluiu uma maneira rápida e muito divertida, o autor conseguiu tratar de um tema importante e sério de uma maneira leve e mostrando o quanto o contato com pessoas pode fazer nós mudarmos nosso destino e pensamento. A diagramação é simples e capa chama bastante a atenção pela cor e a imagem de um armário. Com um final extraordinário o livro me conquistou do início ao fim e é leitura obrigatória para todos os leitores.
- Sabe, faz muito tempo que não rio tanto e que não falo com um homem sobre coisas, assim... diferentes - confessou Marie. - É tão bom encontrar pessoas sinceras, autênticas como você. Pessoas que fazem o bem e o propagam ao seu redor. Eu me sinto muito bem com você. Talvez seja idiota dizer isso, mas acabamos de nos conhecer e, no entanto, tenho a impressão de que nos conhecemos há muito tempo. Admito que, de certa forma, estou contente de ter quebrado seus óculos.
- Atenção, todas as unidades - (ele copiara a frase da série Starsky E Hutch) -, algum de vocês pegou hoje um indiano, roupa cinza amassada, gravata vermelha presa à camisa com um alfinete, turbante branco na cabeça, bigodão, alto, magro, e nodoso como uma árvore, um hindu, ora, na Ikea Paris Sud Thiais? É um código L (de Ladrão), repito, código L (de Larápio), entenderam bem? Código L ( de Logo Logo o Larápio Ladrão Levará uma Lição!).


8 comentários

  1. Parabéns pela resenha!!!
    Esse é um livro que com certeza eu irei gostar, mais um para minha lista :)

    Bjs
    Jéssica Rodrigues
    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Não conhecia esse livro, mas adorei a sua resenha. Adoro livros com personagens atrapalhados e divertidos, já anotei a dica ^^
    Não sou muito de ler livros de aventuras, mas este me chamou bastante a atenção.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha! E seu blog é muito muito lindo! *_*
    Bjs
    glendaoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oii,

    Parabéns pela resenha, está incrivel. É um livro que eu leria com certeza!

    Seu blog é lindo.

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
  5. Parece ser legal mesmo, mas este eu passo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Kkkk Esse livro deve ser muito bom,coloquei na minha lista de desejados. Também adorei a capa!

    ResponderExcluir
  7. Só pelo título do livro imaginei que era uma leitura bem divertida. Gosto de livros com essa pegada mais leve. Outra coisa que me agradou foi saber que existe uma evolução da personagem principal. Deixa uma reflexão bem interessante em relação ao aprendizado que cada pessoa que passa por nossas vidas podem deixar.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Adorei a sinopse e a resenha! Não tinha me interessado por esse livro antes mas agora o acho divertidíssimo e com boas lições de moral como pano de fundo que propiciam um ótimo crescimento ao personagem. Adoraria ler, parece ser muito agradável.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi