15 abril, 2014

Resenha - Zon: O rei do nada

Título: Zon: O rei do nada
Autor: Andrei Simões
Ilustradora:Lupe Vasconcelos
Editora: Empíreo
Páginas: 214
Ano: 2013
Gênero: Ficção/Aventura/Literatura Nacional

Sinopse: Como seria reinar sobre absolutamente nada? Em Zon – O rei do nada, os leitores entrarão em contato com uma narrativa profunda e intensa, na qual conhecerão um personagem que precisa invadir mentes e consciências para continuar vivendo. E ele só ficará totalmente satisfeito se, no fim, destruir as crenças daqueles que domina. Dessa forma, abre espaço para que ele mesmo seja o substituto e se torne a grande divindade do universo. Porém, quando descobre que outras forças também trabalham em sua mente, Zon se vê preso num paradoxo, e já não tem certeza de que conseguirá dominar a realidade com tanta rapidez. Ao mesmo tempo em que constrói novas crenças, destrói sua própria existência. Quem estaria por trás desse controle? Conseguirá Zon permanecer vivo e são? Zon – O rei do nada é uma aventura fantástica onde verdade e mentira, realidade e ficção se misturam, fazendo com que até o mais calmo leitor estremeça diante das profundas descobertas.
Uma leitura diferente de tudo que já li. Zon é um personagem que descobre através do seu reflexo no espelho que existe devido ao seu criador, o escritor e percebe que pode continuar vivo sempre que alguém ler suas histórias. Zon é questionador e descobre que habitando a mente de humanos ele poderia não só se alimentar, mas também entender a si próprio. Ele consegue ver o quanto um ser humano pode ser cruel, como na cena do mendigo e ao mesmo tempo como um humano tenta se livrar daquele que o perturba. O reencontro de Zon com o seu criador é uma cena magnífica, ambos tem vários questionamentos e até dúvidas do que é real e do que não é. Zon mostra os pensamentos de seu criador, seus medos com relação à criatividade, o medo de não ver seu livro terminado.
Zon habita várias mentes e isso me fez pensar em como estamos levando a vida, o que fazemos para nos sentir bem, o que muitas vezes deixamos para trás para ter em troca um trabalho, dinheiro, mas esquecemos de viver, o casamento que cai na rotina e nada fazemos para mudar.
O livro é narrado de uma maneira completamente diferente, a cada momento o criador de Zon mostra o que está acontecendo e como cada cenário está sendo construído para assim surgir essas histórias. Mesmo com uma linguagem bem elaborada o leitor acaba flutuando pela leitura e em muitas passagens é preciso interpretar as entrelinhas. Uma leitura diferente, que flui rápido e leve e que faz o leitor pensar.
Muitas vezes parei a leitura para pensar exatamente sobre questões como, por exemplo, a falta de comunicação entre as pessoas que pode levar alguém a ter uma vida completamente isolada e como isso pode interferir em seus sentimentos, muitas vezes estamos tão apressados em sair para trabalhar em ganhar dinheiro que simplesmente esquecemos as pessoas ao nosso redor. Será que agimos da maneira certa quando nos vemos em uma situação onde tudo que deveríamos fazer é estender a mão e ajudar alguém?
Zon – O rei do nada, deve ser lido por todos os leitores desse mundo e tenho certeza de que cada leitor fará uma interpretação diferente de cada passagem do livro, eu quero ler ele novamente daqui algum tempo e ver como vou interpretar.

Com uma diagramação perfeita e muitas imagens que me fizeram ficar algum tempo observando-as e absorvendo sua mensagem. A Editora Empíreo está de parabéns e agradeço a oportunidade de ler essa aventura fantástica.
Estava com fome. Definitivamente estava sim, mas não teria coragem de chegar perto do portão de novo. A fome que eu sentia pela maçã tinha outro nome, não era simplesmente fome. Era o sentimento que fez me isolar de todos. Eu não estava ali, no meio do nada para fugir das pessoas, e sim para fugir das sensações que elas me causavam. Essa era a verdade.
Cresci como uma criança normal, nada de grandes aventuras como nos filmes que sempre vi. Demorei a acordar, demorei muito, e até hoje me sinto meio sonolento. Vivi a vida toda para estudar e ganhar dinheiro. Minha mulher agora dorme, nossos sentimentos dormem, meus filhos no colégio e para eles depois, o mesmo futuro.


9 comentários

  1. Ótima resenha, adorei
    Já li o livro e é muito legal mesmo, a editora caprichou hahha.
    Adorei.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/04/resenha-confusoes-e-indecisoes-de-uma.html
    Comenta lá ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi, confesso que não sentia nenhuma vontade de ler, mas depois dessa resenha estou penso na possibilidade de ler o livro, obrigada pela dica, o livro realmente parece bom.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Achei essa sinopse bem confusa. O legal é que o livro em si não é. Afinal, a leitura, apesar de reflexiva, é leve e flui bem. Às vezes gosto de me jogar nessas leituras mais "cabeça". Se tiver oportunidade, lerei.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  4. oi, tudo bem?
    não conhecia o livro, mas chamou minha atenção. Gosto de livros que deixam margem para múltiplas interpretações

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee,
    primeira vez que leio a respeito do livro, sinceramente acredito que seja um livro que eu não irei ler, ele me pareceu ser daqueles que confundem bastante e que devem ser lidos com calma senão dá um verdadeiro nó na cabeça.
    No momento estou preferindo algo mais leve.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  6. Essa é a primeira resenha que leio do livro e gostei muito. Ele parece ser bastante reflexivo, algo que muito me agrada. Com certeza, é o tipo de livro que a gente lê com calma, e que de alguma forma nos traz ensinamentos e reflexões.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro e achei bastante interessante a forma como ele é narrado.
    Não sei, mas pode ser meio confuso no começo. Fico com receio de dar um nó na mente, haha.
    Gostei bastante do enredo e vou procurar saber mais sobre o livro.

    ResponderExcluir
  8. Realmente tenho muita vontade de conhecer o trabalho desse autor, parece ser fantástico!

    ResponderExcluir
  9. Gente, adorei a trama desse livro! :D
    Achei no minimo diferente de tudo que já li, muito interessante! Se tiver a oportunidade, com certeza o lerei.
    A capa dele não me chama tanta atenção, mas agora sabendo do que o livro se trata, ela nem faz tanta diferença.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi