02 abril, 2014

Dia Mundial de Conscientização do Autismo - #SemanaPassarinha


Olá pessoal!!
Hoje é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e o blog está participando da Semana Passarinha promovida pela Editora Valentina.

Vocês sabem por que o Dia Mundial do Autismo é no dia 2 de abril  e o por que da cor azul ?
O Dia Mundial do Autismo, anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão. No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.




A fita símbolo do autismo feita de quebra-cabeças coloridas, representa o mistério e a complexidade do autismo, é um símbolo mundial da conscientização em relação a esta patologia, muito usada principalmente no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, todo 2 de abril, quando muitos monumentos ao redor do mundo são iluminados de azul, cor definida para o autismo, que tem prevalência de aproximadamente quatro meninos para uma menina



Famosos autistas:


Monumentos que já ficaram azul:


Depoimentos:
Eleonora Peres Lima - Educadora Especial
Escola  Estadual  Professor Germano Timm,  Joinville-SC

Diz-se do autismo ou do autista, que possui resistência a mudança de rotina, que é agressivo, que usa as pessoas como ferramentas, que tem uma audição seletiva, que é ansioso e hiperativo, que tem movimentos estereotipados, com atitudes isoladas e distantes, que por vezes é agressivo e destrutivo, que não tem medo de perigos reais, tem um comportamento indiferente e muito mais. Penso que de certo modo somos todos autistas também. Pois quem de nós já não se negou a fazer alguma troca, resistindo a mudança; Às vezes queremos falar com alguém que está ocupado ou queremos uma resposta na hora e acabamos sendo agressivos; Quantas vezes esperamos que alguém faça um trabalho por nós, estamos usando alguém como ferramenta; Quando "viajo" numa conversa e foco apenas em uma coisa. Nada mais é do que usar minha audição seletiva; Então eu posso afirmar que são pessoas capazes de fazer tudo o que nós "ditos normais" fazemos, precisam ser estimulados, lapidados, para que assim suas habilidades e talentos aflorem. O autismo revelou personalidades com talentos incríveis ao longo dos tempos: o físico Albert Einsten, o jogador Messi, dentre outros. “Autismo, uma forma particular de se colocar e ver o mundo e com isso construir a sua realidade". 

João Paulo Monteiro - Professor de Educação Física
Escola La Salle Sapucaia, Sapucaia do Sul - RS

Tenho um aluno autista e entendo que a normalidade desconhece a beleza que a vida nos traz! O desafio que se coloca diante de nós é entrar neste universo ainda desconhecido e caminhar com eles.
Eis a beleza da vida! Entender o que se passa com as pessoas que nos rodeiam. Conhecer seus pequenos ou grandes universos, dar vez e voz ao outro, se sentir desafiado e saber que os resultados poderão ser surpreendentes, tenha a pessoa uma deficiência ou não.

Gabriele Basso - Estudante de Pedagogia 
Estagiária na Escola La Salle Sapucaia, Sapucaia do Sul - RS

O que eu posso dizer é que na verdade trabalhar com o autismo é conhecer um novo mundo, porque querer que o aluno se adeque a nossas regras e comportamentos é uma violência para a criança. Acredito ainda que a afetividade seja a maior aliada para que o contato se efetive. Devemos entender, reconhecer e respeitar o espaço importante que eles ocupam na escola.


Beijão a todos!!

13 comentários

  1. Achei bem legal!!!
    http://garotasliterais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lili!
    Sou super ligada ao movimento e hoje vesti azul!
    Tenho um primo autista e sei o quanto é dificil!
    Até descobrirmos foi muito complicado, muita luta, muita paciencia...
    mas vencemos a cada dia!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  3. Meu interesse pelo livro cresceu mesmo depois que esta semana de conscientização começou. Não sabia do detalhe da cor azul. Uma boa escolha.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Realmente um show esta conscientização, li e descobri muitas coisas interessantes e creio que a cada ano tende a crescer o movimento em relação a este dia!
    Beijocas♥

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que havia um dia para o autismo e muito menos que a cor que o representava era o azul.
    Achei lindo ver esses monumentos, símbolos de países, nos tons de azul para conscientizar a respeito.
    Estou achando lindo essa campanha que a editora juntamente com blogueiros está fazendo.

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que existia um dia sobre Conscientização do Autismo
    Muito pouco se sabe sobre o tema
    Meu interesse pelo livro crescendo ainda mais
    Já que não sei quase nada de Autismo :/

    ResponderExcluir
  7. Oi Lili :)
    Pra mim o dia da conscientização do autismo deve ser todos os dias, mas gostei muito de terem criado um dia especifico para essa causa.
    Achei uma boa ideia a escolha da cor azul e adorei as fotos dos monumentos prestando o seu apoio!
    Curti o depoimento da Eleonora, concordo e acho que ela disse tudo!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana, parabéns a editora por esse projeto...
    dia 02 de abril tbm é meu aniversário... *-*
    Nada melhor do que falar sobre o assunto pra conhecer melhor né verdade, saber algumas curiosidades, como o porque dia 02 ser o dia mundial do autismo, o simbolo, o porque da cor azul, enfim eu conheço pouco sobre o autismo... =/

    ResponderExcluir
  9. Sempre me perguntei o porquê da cor azul e hoje descobri.
    Realmente é muito importante conscientizar as pessoas sobre os autistas para que eles possam ser tratados melhor e sem preconceitos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, eu adorei o post, achei super legal o blog estar participando, eu sei que já passou, mas o importante é termos consciência então não importa o fato de que eu estou vendo somente agora não é mesmo? Eu não sabia porque a cor era azul e nem que o índice de garotos com autismo é maior do que o das meninas, o post esta super informativo, adorei.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. Achei essa ideia da Valentina super legal. Gostei também dessas curiosidades e informações pertinentes em relação ao autismo, assunto esse que conheço pouquíssimo. E fiquei bem surpreso ao saber dos famosos famosos.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. adorei essa ideia. Não sabia qual era a cor ou símbolo do autismo, e foi bom saber um pouco mais sobre esse dia. Achei linda as fotos dos monumentos no tom azul, super legal mesmo
    Eu sabia de alguns desses famosos, mas não de todos eles. Todos inteligentes e bem sucedidos, o que é ótimo, para ajudar a diminuir o preconceito
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee,
    Eu achei a ideia da editora sensacional!
    É muito importante esse tipo de campanha para motivar as pessoas a se conscientizarem sobre o assunto, até porque o autismo não é tão divulgado assim.
    Parabéns ao blog por aderir a campanha.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi