08 março, 2014

Dia da Mulher: será que temos o que comemorar?

Olá pessoal!!
Dia Internacional da Mulher, sei que hoje o dia é para se comemorar o espaço que conseguimos conquistar, mas não podemos fechar os olhos para o que ainda acontece com muitas mulheres, temos que pensar um pouco mais nas mulheres que são tratadas ainda como um objeto. Temos que deixar a vergonha e a ameaça de lado e gritar bem alto para que a violência contra a mulher tenha um fim. É por isso que resolvi colocar aqui parte de uma reportagem que li no site R7 Entretenimento, para fazer nós mulheres e os homens também pensar um pouco mais o que realmente as mulheres representam.

 Dia da Mulher: será que temos o que comemorar?
Queimadas e agredidas dentro e fora de casa, mulheres lutam para recompor suas vidasReprodução/ Emilio Morenatti

Causa um embrulho no estômago ver as imagens feitas pelo fotógrafo espanhol Emílio Morenatti, que retrata mulheres paquistanesas agredidas por maridos, pais e familiares. As cicatrizes, mais do que rostos deformados, estampam uma sociedade doente, que seja aqui ou do outro lado do mundo, ainda trata as mulheres como saco de pancadas. Os casos de violência doméstica, quando chegam a desfechos trágicos, extrapolam as quatro paredes e ganham os noticiários.

Como esquecer Célia Regina Pesquero, química formada e doutorada na USP, onde era professora, que teve o maxilar fraturado pelo marido. Após a agressão, ele se jogou do 13º andar do prédio onde moravam, em Osasco, com filho do casal, Ivan, de 6 anos, no colo. Celia confirmou à polícia que “sempre apanhava”. Se no caso dela chama a atenção o alto nível de escolaridade, a realidade das mulheres brasileiras é alarmante em todos os níveis.

A pesquisa 'Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado" da Fundação Perseu Abramo, organizada pelo professor da Faculdade de Sociologia da USP, Gustavo Venturi, a violência contra a mulher permeia toda a sociedade, seja qual for o recorte, renda, cor, escolaridade, região, ou outro fator. O estudo investigou 20 diferentes modalidades de violência, agrupadas por controle ou cerceamento, violência física, psíquico-verbal, sexual e assédio.

Espancadas a cada 2 minutos
E revelou que 10% das entrevistadas já foram espancadas uma vez na vida – 20% dessas no último ano. Resultado: cinco mulheres são espancadas no Brasil a cada 2 minutos. “Durante muito tempo, a sociedade defendeu que em briga de marido e mulher não se mete a colher, as mulheres não encaram publicamente, as pessoas acham que é um problema do casal”, acredita Venturi. Quando questionados, os homens revelam a proximidade com a violência. “Dos homens entrevistados 50%  disseram conhecer alguém que já bateu em mulher, e 25% tinham algum caso na família.”

O que motiva tanta violência? Em metade dos casos, tanto homens quanto mulheres declararam que a briga por causa da fidelidade é apontada como principal vilã, demonstrando que o tema da posse, do pertencimento ao outro, é a questão de fundo que mais alimenta essa violência. “Isoladamente é a principal razão. As questões relativas à autonomia delas (a mulher quer sair para trabalhar, escolher como se vestir ou voltar a estudar) geram 1/5 das agressões.”

Cantadas baratas
Agredidas dentro de casa, as mulheres sofrem também nas ruas. O assédio, travestido de cantadas baratas, mereceu uma campanha de alerta contra o incômodo e os traumas que causa. Mais de 80% das mulheres que participaram do levantamento Chega de Fiu Fiu, realizada pelo site Olga, declararam que não gostam de receber as tais cantadas na rua.

Cerca de 90% delas já deixaram de fazer alguma coisa por medo de assédio; 85% já sofreram com estranhos passando a mão em seus corpos. “O assédio é grave e não tem limites, nem mesmo de idade: algumas mulheres me confidenciam que sofreram pela primeira vez com o problema aos dez, nove e até oito anos. Infelizmente, tal comportamento é visto com normalidade por grande parte das pessoas. Também é legitimado por propagandas e formadores de opinião equivocados, que confundem as relações românticas naturais humanas com a violência e agressividade do assédio sexual”, declara Juliana de Faria, uma das idealizadoras da campanha.

Provar às próprias mulheres que, não, não é culpa delas, é o maior desafio. A cultura machista está impregnada não apenas na mente dos homens, como também na das mulheres, que compram a ideia (equivocada) de que são algozes onde seriam vítimas. Na série "100 Mulheres - Vozes de Meio Mundo", publicada globalmente pela BBC, a historiadora Mary Del Priore levanta essa bandeira. “As mulheres brasileiras do último século conquistaram o direito de votar, tomar anticoncepcionais, usar biquíni e a independência profissional.

Mas ainda hoje são vítimas de seu próprio machismo.” Segundo ela, que é autora de obras como História das Mulheres no Brasil (ed. Contexto) e Histórias e Conversas de Mulher (ed. Planeta), "muitas não conseguem se ver fora da órbita do homem e são dependentes da aprovação e do desejo masculino.”

fonte

Vale a pena parar um momento e pensar em fatos como esse e o que podemos fazer para mudar um pouco mais essa realidade.
Feliz Dia da Mulher!!!


21 comentários

  1. Fiquei triste com este post...
    Super verdadeiro.
    O ser humano merece amor, respeito...
    Desejo um Feliz dia para todas as mulheres... e que todos os dias da vida de cada uma seja feliz; não apenas hoje.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Realmente é muito triste a violência contra a mulher. O país e o mundo não para pra se conscientizar sobre isso. Mas desde já somos vitoriosas.
    Feliz dia da Mulher Lizi.
    Bjokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É a dura realidade que a mulher vive, você disse tudo, vivemos em uma cultura machista que ta ainda longe de mudar. Essa autora Mary Del Priore é excelente tenho alguns livros dela e adoro.
    Beijos e feliz dia da mulher pra todas nós!

    ResponderExcluir
  4. Aloha Lilica!!

    Feliz dia das mulheres!!

    Eu vi essa galeria de fotos chocantes e para piorar vi os motivos que os agressores usaram para "justificar" a agressão.

    O mundo é machista, mas está melhorando aos tronco e barrancos. Fico muito triste em saber que só pelo fato de sermos mulheres temos que ser agredidas por qualquer motivo egoísta e sem fundamento.

    Não sei se vc viu um video que circulou na net sobre o estupro na epoca que aquela menina indiana (eu creio) foi estuprada e espancada dentro de um onibus que falava sobre a roupa que usamos, até mesmo o sorriso que damos é motivo (para os homens) cometerem um ato horrendo como esse.

    Mas temos muito a comemorar também e hoje é um dia para lembrarmos disso. Então sim!! Feliz dia das mulheres! Guerreiras, mães, filhas, amigas e etc!

    :*

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Feliz Dia das Mulheres!
    Nós mulheres ainda sofremos um bocado com preconceito e com violência e etc, e devemos lutar bravamente dia após dia.
    Beijos e até mais,
    Ana.
    http://www.umlivroenadamais.com/

    ResponderExcluir
  6. Pois é, temos muito o que conquistar ainda!
    Gosto de ser mulher engraçada, inteligente, independente, mas que ainda consegue ser delicada...
    A Data de hoje é comemorada devido a um ato trágico surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas...

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente o mundo é assim. Enquanto muitas sorriem outras choram. Mas se Deus quiser isso irá mudar e quando esse dia chegar nos orgulharemos desse dia.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lizie, infelizmente não temos nada o que comemorar, ou não o que gostaríamos de comemorar. Tivemos avanços é verdade, mas muitas de nós ainda vivem como na idade da pedra, e enquanto isso for uma rotina, nossas vitórias não serão completas. Ah, dê uma olhada neste face: https://www.facebook.com/OrgulhoserMulher?ref=stream
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lizi,
    Você levantou um questionamento bem importante! As mulheres além de estarem numa sociedade machista são constantemente invadidas em sua privacidade, uma vez que alguns homens as julgam inferiores! :(
    Além desses casos de violência, alarmantes, tem ainda aqueles casos de remuneração; mulheres que desempenham a mesma função que homens e acabam ganhando menos!
    Hoje, temos avanços se compararmos com o início do século XX, mas ainda há uma longa estrada pela frente para que se tenha o que valorizar!

    beijos
    Adriano Gutemberg
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Esse tema é realmente terrível, saber que em alguns lugares isso é mais comum ainda e muitas vezes apoiado pela sociedade como se fosse algo comum, sei que vai demorar muito para mudarmos esse mundo extremamente machista mas creio que com algumas iniciativas vamos conseguir...

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post, mas fiquei triste ao ver as estatísticas =(
    Ainda há muita coisa para mudar, principalmente a mentalidade das mulheres que sofrem esse tipo de agressão de que a culpa é delas. Infelizmente, o machismo vigora por aqui, no qual alguns desrespeitos são considerados "normais" e até "aceitáveis" por grande parte da população.

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente essa matéria mostra a realidade, mais do que propagandas da mídia e sobre o que aprendemos na escola, a triste verdade é que a mulher esta presa em um ciclo vicioso onde luta pelos direitos mas ensina o filho que é a namorada/esposa que deve cuidar da casa e ser submissa, não que as mulheres sejam culpadas, longe disso, porém já faz parte da nossa cultura, e antes de mesmo da mudança nos homens devemos mudar nosso pensamento, ao invés de mudar nossos maridos/namorados, devemos mudar o ensinamento que passamos para nossos filhos.

    ResponderExcluir
  13. Essa é uma data que nunca me lembro e muito menos comemoro. E ler esse tipo de artigo é de cortar o coração.
    Infelizmente as mulheres conservam o medo e a resignação de aceitar tais atitudes, mas aos poucos está havendo mudanças, pena que não seja na velocidade ideal.
    Gostei muito do seu texto. Bem explicativo e reflexivo.

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir
  14. Parabéns por esta postagem Liz, creio que isto é um dado que não deveria em hipótese nenhuma existir. Atualmente vemos tantos casos de violência contra as mulheres que terminam da forma mais trágica, e isto é muito triste e alarmante.Esta é uma realidade que deve ser mudada, falada e divulgada, pois existe muito ainda.

    ResponderExcluir
  15. Mulher só é lembrada em um único dia do ano... nos outros 354 ela é estuprada em ônibus, ruas, agredida em casa, leva cantadas grosseiras... post totalmente verdadeiro, infelizmente =/

    ResponderExcluir
  16. É realmente uma pena que em pleno Século XXI ainda vemos notícias como essas. Infelizmente a sociedade ainda tem um longo caminho a percorrer para chegar ao ideal. As mulheres já conseguiram um espaço considerável, mas ainda está longe do que realmente merecem. O negócio é ter esperança por um futuro melhor.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. No dia das mulheres não tem muito o que ser comemorado, ainda existe muito coisa que nós mulheres enfrentamos (agressões, estupros, etc.) e muitas vezes a sociedade fecha os olhos para isso.

    ResponderExcluir
  18. Oi Lilica tudo bem?
    Acho isso um assunto delicado. Até comentei com uma amiga.
    A quantidade de mulheres agredidas ou até mortas por motivo fútil está crescendo muito. Aqui na minha cidade a violência contra a mulher é assustadora. De outubro até o momento foram 20 mulheres agredidas e 5 delas foram mortas e o motivo sempre o mesmo "ex que não aceita a separação".
    Li uma matéria no Catraca Livre exatamente da foto que você postou achei aquilo surreal, a que ponto chegamos? :/

    Beijinhos
    In The Sky. Blog

    ResponderExcluir
  19. Gente que post mais triste, nossa, estou meio que sem palavras, mas ele é a pura verdade, ainda hoje existem muitas mulheres que sofrem agressões dentro de casa, prisoneiras do seu próprio lar, isso é triste de se ver, pois vivemos em um mundo onde mulheres já adquiriram tantos direitos, espero que isso venha a mudar, e são por essas coisas que faz com que pensamos "será que vale a pena comemorar esse dia?" já que ele foi criado, por causa de morte, adorei o post.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá amiga!
    Gostei muito da postagem e realmente tem muitos homens que tem suas mulheres como objetos, sem desejos e sem vontades.Infelizmente quando acontece a violência as mulheres se sentem culpadas, quando deveriam tomar uma atitude e não fazem, isso é revoltante. Se mais mulheres denunciassem e as leis fossem mais severas, os homens fariam bem menos.
    Parabéns pela matéria!
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente essa é a realidade da nossa sociedade, o ser humano deixou de saber a muito tempo a significado da palavra humanidade.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi