11 setembro, 2013

Resenha - Um bom lugar - Biografia Oficial Sabotage

Olá pessoal!!
A resenha de hoje é de um gênero bem diferente e foi escrita pela minha sobrinha

Pâmella Goulart || 17 anos || gosta de quem tem história para contar || rap || tattoo || grafitte || relax

Título: Um bom lugar - Biografia Oficial Sabotage
Autor: Toni C.
Editora: LiteraRua
Páginas: 344
Ano: 2013
Gênero: Biografia Oficial

Sinopse: Sabotage é um artista que reúne a rara combinação da fineza e simplicidade de um papel de seda. Na seda bolava, acendia as ideias, compunha frases soltas e via surgirem seus versos. Filho de dona Ivonete e seu Júlio, era irmão caçula de Paulinho e Deda. A esferográfica o atraía mais que a bola no campinho na favela do Canão onde cresceu. Casou com Dalva, teve três filhos: Wanderson, Tamires e Larissa. Viveu em meio à criminalidade e a fama, o descaso e o sucesso. Rap é Compromisso, de 2001, seu único disco em vida, é um marco para o Hip-Hop brasileiro. O Rap ele misturou com Samba, Rock, Eletrônico, gravou músicas ao lado de Charlie Brown Jr., Sepultura, Thaíde, RZO, Black Alien, BNegão, Rappin Hood, entre muitos outros. Atuou nos filmes O Invasor e Carandiru e colecionou prêmios. Foi violentamente assassinado em 2003 no auge de sua carreira. Dez anos depois, ressurge em filme, disco, quadrinhos, e nessa biografia, só para provar a frase que junto com ele se eternizou: "Rap é Compromisso, não é viagem!"
A Biografia Oficial do Sabotage como quase todos os livros o final nem sempre acaba bem, e nesse não foi diferente.
Eu sempre admirei o Sabotage como cantor e artista, além de expressar a realidade em músicas e em filmes, o livro é um convite para uma realidade e uma lição de vida.
Nos primeiros capítulos o leitor pode acompanhar de pertinho a trajetória de vida, da saída do tráfico até o descobrimento de seu talento para o rap. Em meados de 95 o rap estava em alta, abrindo as portas para o Sabotage integrar um dos maiores grupos de rap naquela época ‘’ RZO ‘’ e foi assim que ele foi conhecido pelo seu talento como Maestro do Canão, Sabotage era uma cara com uma simpatia que conquistava cada um que passava por seu caminho, assim abrindo várias portas para ser conhecido no mundo do rap, e como até hoje reconhecido pelo seu talento surreal. Conheceu um dos maiores cantores de rap do Brasil Mano Brow líder dos Racionais Mc’s que se ofereceu para gravar seu primeiro e único cd sem nenhum custo, no começo era pra ser um cd do RZO e Sabotage, mas como o talento dele era enorme, cabia apenas ele nesse cd e assim foi lançado como ‘’ Rap é Compromisso ‘’ seu single que ficou conhecido mundialmente. Sabotage sempre dizia para qualquer pessoa que quisesse ouvir que ele ainda iria sustentar sua família da sua música, assim com a carreira crescendo, gravou a trilha sonora do filme brasileiro O invasor (2001) e com participação especial do próprio. Ganhou vários prêmios com essa trilha, como ele dizia ‘’ To colocando voz no povo da favela ‘’ e sem esperar por mais participou de Carandiru (2003) e sem ele saber, que seria o último filme que participaria em sua vida. Já que no mesmo ano seria morto por acertos de dívidas do tráfico.
O livro acaba com seu assassinato, relatado minuciosamente por sua esposa, que descreve aquela data que ficou marcada na cabeça de muitos brasileiros, com 4 tiros sendo que 2 no rosto, Sabotage às 23h25min do dia 24 de janeiro de 2003 foi dado como morto no hospital de São Paulo.
Se eu falar de tristeza, o tempo nunca vai dar.
O livro conta a história de sua vida baseada em suas letras de rap, quem ler vai ver que a cada história contada nas entre linhas mostra suas letras de músicas, relatando cada experiência de vida. Eu particularmente nunca parei para ler um livro inteiro, porque poucas coisas me prendem a atenção, mas com esse livro, não conseguia parar de ler, a cada capítulo me chamava mais atenção, a cada história uma lição de vida, para quem curte uma Bibliografia eu recomendo.

O livro que eu li era de um cara puxando carroça que foi meu pai. Uma senhora que trabalhou dez, quinze anos num ambulatório e não teve nada. Morreu e num deixou nada, Foi minha mãe... (Sabotage)


14 comentários

  1. Nossa, eu não curto muito briografia, mas me dá pena ver um talento sendo disperdiçado.

    Sua sobrinha está de parabéns Liz, escreve muito bem!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  2. Também não curto muito biografias, mas achei interessante essa ser baseada nas letras das músicas dele =)

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não sou chegada a biografias e nem conheço o artista. Achei legal o livro ser escrito baseado nas letras de suas músicas, é bem original.
    bjs

    ResponderExcluir

  4. Oie, vim te visitar =D
    Não conhecia o livro, confesso que se o visse não o legaria para ler, gosto de romances, contudo gostei muito que VC tenha se interessado por ele e conseguido ler, já que falou que é inquieta com livros, isso que é o bacana!
    Beliscões carinhosos da Máh :)
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  5. Perfeito!
    Fiquei morrendo de vontade de ler esse livro"
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Não sei se eu leria esse livro. Não gosto de biografias. Mas a história deve ser emocionante. A vida dos moradores da favela é difícil e cheia de preconceitos, essa deve ser mais uma lição de que com esforço todo mundo é capaz.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lizi,
    Adorei a sinopse, vi que foi a sua sobrinha que escreveu e ficou bem bacana! :)
    Curti essa ideia dela escrever e talz.. rs Parabeens Pâmella :D

    Não conhecia o livro e parece ser legal!
    Beijos Lizi

    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lizi ou Pâmella tudo bem, muito legal a resenha sobre a biografia, não conhecia a história do Sabotage meu genero musical é outro, mas ele era bem conhecido né, muito ruim a forma como ele foi assassinado tão precocemente.
    O mundo musical tem seus mistérios penso comigo as vezes pois tantos talentos se vão de forma tão brusca infelizmente!
    Parabéns as duas!
    bjkas
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  9. Esse eu sei que não iria conferir porque esse tipo de livro só me chama atenção raramente, nunca pego pra ler...
    A dica é interessante, mas passo mesmo...

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro até agora, mas parece ser muito interessante e diferente, tenho certeza de que ele nos ensina muita coisa, pelo fato que nos mostrar algo real, pela primeira vez eu estou sentindo vontade de ler uma biografia, pois esse nunca foi meu estilo de leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Parabéens Pâmella, você escreve muito beem!
    Eu não sou de ler biografias, por isso não me interessei tanto assim nessa, mas que sabe em algum momento eu venha a ler.

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto de biografias que nos mostram histórias de superação.
    Não tinha escutado falar desse livro ainda, mas fiquei interessada, já que também gosto de Rap. Entrará para minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  13. Muito boa resenha, mesmo eu não conhecendo o artista, dá para ter uma boa idéia da história dele. Mas como biografias não é meu foco de interesse (e meus parabéns por se interessar por elas, já que pelo que vi a maioria não curte biografias) e como não entendo nada de rap (meu gênero é outro) esse livro não vai entrar na minha lista.

    ResponderExcluir
  14. Que lindo ver gente tão jovem escrevendo. Você deve estar muito orgulhosa por ter uma sobrinha super talentosa assim, né. hehe.

    Realmente não sou fã de RAP, mas acredito que a biografia traspasse isso...

    Abraços.

    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi