18 março, 2013

Resenha - Cordeluna

Título: Cordeluna
Autora: Élia Barceló
Editora: Biruta
Páginas: 310
Ano:2011
Gênero: Romance

Sinopse: Mil anos atrás, uma história de amor foi interrompida pela desgraça e uma maldição. Um poder tão maligno que tinha conseguido dominar seus espíritos geração após geração. E enquanto isso, os apaixonados esperam... condenados a se reencontrar e voltar a se perder por culpa do ciúme e do ódio. O cavaleiro e a dama. O guerreiro e a donzela. Até que talvez um dia, talvez em nossa época, séculos depois, um poder superior e benigno consiga pôr um fim ao malefício. Apaixonante novela que combina história e fantasia, amor e maldade, bruxaria e religião, criada pela escritora Élia Barceló, conhecida como a “Dama Negra” da literatura espanhola, ganhadora em duas oportunidades do Prêmio Edebé de Romance Juvenil. A história se passa na Idade Média e é muito bem retratada no livro, que destaca costumes e valores da época. As sangrentas guerras entre muçulmanos e cristãos pela expansão e posse de seus domínios. No posfácio, a editora explica os diferentes períodos da História e descreve a fascinante personalidade de El Cid.
O romance tratado no livro Cordeluna é muito envolvente, pois mesmo depois de mil anos os protagonistas deste romance se reencontraram para poder finalmente viver todo o seu amor.
Sancho ganha de seu pai uma espada chamada Cordeluna, o que ele ainda não sabe é o quanto essa espada é especial e com ela ele será um guerreiro temido por todos.
Tem esse nome por causa deste emblema gravado na lâmina, vês? Um coração e uma lua que se sobrepõem. E a empunhadura tem uma pedra tão especial que parece feita do próprio coração da lua.
O amor existente entre Sancho e Guiomar, não pôde ser vivido por eles, devido à época em que se encontraram ser em que as mulheres não escolhiam com quem gostariam de ter um relacionamento amoroso, isso era feito pelos pais, o pensamento daquele tempo era que as mulheres serviam para dar filhos aos homens com os quais casassem e passavam horas bordando, tomando chá e conversando.
- O matrimônio se realiza para fazer prosperar. O homem te dá uma posição, proteção, segurança e respeito. A mulher lhe dá filhos que possam manter suas terras e engrandecer seu nome. Nada além disso.
Mas o amor entre Sancho e Guiomar nasceu assim que ele a viu, eles resolveram casar-se em segredo, pois sua madrasta não aceitaria esse romance. O que Guiomar jamais imaginou era que sua madrasta também alimentava uma paixão por seu amor Sancho.
A madrasta de Guiomar estava determinada a fazer tudo que podia para os dois ficarem separados e para Sancho voltar para ela, incluindo um pacto com um feiticeiro de magia obscura.
Atarei suas almas ao tormento que não cessa e as entregarei aos meus amos para que as desgarrem. Estais disposta a pagar o preço?
Guiomar não conseguiu resistir às torturas de sua madrasta, mas ela tinha algo especial pelo que lutar que já não era somente o amor de Sancho, mas sim um filho que ela conseguiu salvar com a ajuda de um padre amigo.
Mil anos depois, um grupo de jovens estudantes de teatro foram para o mosteiro, lá coisas começam a acontecer e então os jovens acabam descobrindo que estão ligados aos fatos que ocorreram naquele local mil anos atrás.
Todos pareciam dormir bem, menos Glória, que se levantava com uma dor forte na cintura, que ia desaparecendo durante o dia; Sérgio, que começara a ter sonhos angustiantes de que não se lembrava ao despertar; Sibila, que continuava com seus pesadelos e tinha decidido não contar nada mais a ninguém até que conseguisse explica-los a si mesma.
Os jovens entenderam que tudo poderia ser resolvido se eles encontrassem a espada e também as pedras da lua que Sancho havia retirado e uma delas ele deu a Guiomar e a outra ele carregava consigo.
Soube, naquele instante, que para eles era a última possibilidade, que depois de mil anos de sofrimento vagando sobre a terra, seus espíritos seriam por fim libertados, se conseguissem reunir-se. E só poderiam se reunir se a espada voltasse a ser uma.
A editora Biruta está de parabéns pela arte do livro, como sempre muito bem feita.




Quando comecei a ler o livro fiquei um pouco com medo de não gostar muito, pois tudo acontece em épocas diferentes, não que não goste desse estilo, mas é que eu sempre acabo me enrolando com esses vai e vem, mas ao contrário do que pensava adorei o livro e a leitura fluiu de uma maneira muito simples e fácil de entender.

4 comentários

  1. Oi Lindona tudo bem?? Adorei a resenha da forma que fez. Deu para conhecer bastante o livro. Gostei do estilo dele. Não me preocupa se acontece em épocas diferente, pois se eu me perder eu volto sem problemas. Hehehe Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, o livro parece mesmo muito bom!

    Romance épico. E é bom saber que ainda existem livros para adultos com figuras..kkkk

    =p

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiee
    Realmente, a editora caprichou mesmo..eita livro bonito hem? rsrs
    Também não sou muito fã de livros que ficam voltando no tempo, mas acho que daria uma chance pra Cordeluna, que parece ser um livro muito bom.
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie Lizi!!

    Amei a capa desse livro e a resenha está ótima como sempre <3

    Amei o livro por dentro :)

    Bjus
    Babi

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi