22 outubro, 2012

Resenha (Book Tour) - A estrela

Título: A estrela - Trilogia Baroak #1
Autora: Cris Motta
Editora: Novo Século
Páginas: 312
Ano: 2011
Gênero: Suspense/Romance/Aventura

Sinopse: Todos nós, seres humanos, temos um poder transformador. Os aparentes conflitos e incapacidades podem ser o combustível essencial para nos tornarmos grandiosos, levando a uma experiência fora do comum, uma experiência mágica. Beatriz Comarin é uma adolescente de treze anos que vive o conflito de sentir-se excluída do grupo de pessoas de sua idade, abrindo-se, apenas, às estrelas do céu – suas amigas confidentes. A mudança em sua vida começa quando seu pai, Carlos Comarin, é transferido a trabalho para a Arábia, e ela e sua mãe Helena são obrigadas a segui-lo. Lá, a jovem compra um pote de cristal em formato de estrela das mãos de uma misteriosa mercadora, que a aconselha a abri-lo apenas quando realmente precisar. Beatriz não imaginava que naquela estrela estava Clair Baroak, uma djinn para os orientais, um gênio para os ocidentais, que entra em sua vida e, entre paixões, dissabores, festas, viagens ao Chile, à Europa, e projetos de vida, a transforma completamente. Bia não só aprende sobre um mundo místico, como acaba fazendo parte de uma história que está apenas no começo. Por meio de uma linguagem simples e descontraída, o leitor identificará em Baroak – A estrela sentimentos que o acompanharão a vida inteira: o medo e a coragem.
Beatriz é uma adolescente que estava crescendo em volta de uma redoma criada pelos pais e acredita que isso faz com que não saiba como reagir em certas situações que acontecem em sua escola.
Sua mãe desistiu da carreira de musicista para se dedicar ao casamento e vivia mais sozinha do que ao lado do marido, que viajava a trabalho constantemente.
Ela está quase sempre só e se sente como se não se enquadrasse nesse mundo e é uma estudante dedicada.
Flora, a professora mais exigente d turma, admirava Beatriz. Pois, além de aplicada e inteligente, Bia era dócil e prestativa.
Um belo dia seu pai dá a noticia de que irá passar um tempo fazendo projetos em países árabes e a família iria junto. Lá Beatriz se torna uma garota diferente, se sente normal, faz amigas, conhece um garoto no qual ela gosta, mas não a ponto de esquecer o rapaz que gostava e estava no RJ, conheceu a cultura e comidas de um pais diferente.
Experimentou comidas exóticas, aprendeu a dançar graciosamente, viu pela primeira vez o mar de areia que só via em filmes – o deserto era encantador.
Beatriz completa 15 anos e sua festa foi maravilhosa, embora gostasse muito daquele país sentia falta do Brasil, da sua casa e da governanta com quem se sentia a vontade para conversar.
Antes de voltar para casa ela resolveu comprar alguns itens para guardar de recordação e entre os itens comprados esta um frasco em forma de estrela.
Abra quando realmente precisares.
Quando volta para sua escola, ela pensa tudo estar diferente, mas logo irá descobrir que nada mudou.
O jardim, as pessoas, tudo ali parecia girar. As vozes ressoavam em sua mente, sua cabeça formigava. Desnorteada, Bia só conseguiu correr e correr.
Era uma mistura de revolta por se achar tola, fraca, e de raiva por todos aqueles que a faziam sofrer.
Então ela resolve abrir o frasco que trouxe como lembrança e a partir daí sua vida não será mais a mesma.
Meu nome é Clair Baroak, sou uma djinn ou, para vocês ocidentais, um gênio.
Bia consegue se impor diante de sua rival Liana de uma maneira que nem ela mesma acredita que foi capaz.
Sua mais nova amiga promete mostrar coisas que no mundo dela são mais perceptíveis que no mundo da Bia. A amizade das duas se torna cada vez mais forte.
Será que Bia irá conseguir conquistar o seu amor? E sua amiga será que encontrará alguém interessante também?
Seus pensamentos a levam a qualquer lugar. Se trabalhá-los bem, souber controlá-los, conseguirá se conectar aos seres invisíveis deste e de outros mundos.
Perderam a noção do tempo e do lugar onde estavam. Eles se afastavam para recuperar o fôlego, se olhavam e se beijavam novamente.
Clair estava sendo pedida em namoro. As mãos do rapaz traziam o rosto da djinn pra junto do seu. Os olhos estavam fechados e Clair era puro nervosismo. Quero beijá-lo, quero beijá-lo, pensava.
Através de um projeto que Bia e alguns de seus colegas estão participando, faz com que eles conheçam um lado diferente da cidade onde vivem, eles veem de perto a pobreza e a violência.
Beatriz sabia que existia muita pobreza em seu país, mas nunca vira a miséria de perto.
Meus Deus! – Beatriz gritou ao sentir uma ardência nas costas, próximo ao pulmão. – Não consigo respirar...
A jovem acredita estar tudo muito bem entre ela e o amor de sua vida, mas vários acontecimentos fazem com que Bia pense em sua vida de uma forma diferente e então percebe que ela está mudando e que tudo que parecia ser o que ela mais queria agora não era sua maior prioridade, ela quer se conhecer, crescer e decidir o que realmente irá fazer em sua vida adulta.
O que durante muito tempo tinha sido o seu mais profundo desejo, agora era um enorme ponto de interrogação. Beatriz sentia que estava mudando profundamente.
Clair, eu sei que tem algo estranho comigo, mas sei que não estou louca. Tenho uma ligação profunda com tudo que se refere ao Oriente; aliá foi lá que ei me curei e a trouxe para perto de mim.
Bia tinha certeza de que algo estava acontecendo com ela e então resolveu fazer uma viagem com sua melhor amiga a fim de descobrir o que estava acontecendo. Durante essa viagem ela é convidada a descobrir um mundo completamente diferente, e nesse mundo um novo amor irá surgir. Será esse o seu amor verdadeiro?
Bia, não sei mesmo o que dizer a você sobre seus sonhos, mas acho que você tem alguma ligação com o mundo místico, por isso vou lhe fazer uma pergunta: quer conhecer a morada dos djinns?
Eu me sinto abençoado também. Sempre tive tudo, mas meu coração parecia incapaz de amar. De certa forma, existia um vazio em mi. Agora não existe mais.
Gostei da história do livro, porém achei um pouco cansativo, pois ela descreve vários anos da vida de Bia e é muita informação.
Adoraria ter uma amiga djinn, mas também quem não gostaria né. E com relação ao Rodrigo às vezes tinha vontade que ela desse um pé na bunda dele porque em algumas ocasiões eu o achei muito chato.

3 comentários

  1. Eu gostei da leitura.
    A história é bem diferente do que estamos acostumados. Gostei da exploração de outras culturas. Mas, em certos momentos, achei a narrativa cansativa.
    Senti falta de uma melhor divisão dos capítulos. Não sei se eu que sou muito chata, mas eu gosto de capítulos curtos rs
    Mas, no geral, eu gostei do livro :)
    Beijinhos,
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu já vi várias pessoas falando que é super cansativo as vezes
    isso me faz adiar a leitura do mesmo.
    gostei da sua resenha
    ^^ bem explicativa.

    ResponderExcluir
  3. Uma história bem real... esse lance de ser super cuidada por pais as vezes dá errado.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi