17 dezembro, 2016

Resenha - O primeiro dia do resto da nossa vida

Título: O primeiro dia do resto da nossa vida
Autor: Kate Eberlen
Editora: Arqueiro
Páginas: 432
Ano: 2016 
Gênero: Ficção/ Romance
Sinopse: Tess e Gus foram feitos um para o outro. Só que eles não se encontraram ainda.
E pode ser que nunca se encontrem... Tess sonha em ir para a universidade. Gus mal pode esperar para fugir do controle da família e descobrir sozinho o que realmente quer ser. Por um dia, nas férias, os caminhos desses dois jovens de 18 anos se cruzam antes que os dois retornem para casa e vejam que a vida nem sempre acontece como o planejado.
Ao longo dos dezesseis anos seguintes, traçando rumos diferentes, cada um vai descobrir os prazeres da juventude, enfrentar problemas familiares e encarar as dificuldades da vida adulta. Separados pela distância e pelo destino, tudo indica que é impossível que um dia eles se conheçam de verdade... ou será que não?
O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida narra duas trajetórias que se entrelaçam sem de fato se tocarem, fazendo o leitor se divertir, se emocionar e torcer o tempo todo por um encontro que pode nunca acontecer.
Teresa, ou Tess, para os mais íntimos é uma jovem simples do subúrbio da Inglaterra que após umas férias maravilhosas junto com sua amiga de infância Doll, na Itália, ela volta cheia de esperanças para casa, não é para menos já que ela conseguiu entrar em sua universidade dos sonhos e cursar futuramente o curso que tanto desejava.  Mas ao chegar em casa, descobre o retorno do câncer da mãe, em um estágio avançado e que para o transtorno de Tess não há cura. Com uma irmã pequena e um pai ausente, ela vai abrir mão da tão sonhada universidade e encarar as responsabilidades de uma verdadeira adulta nas costas.
Já o Angus, ou Gus, é um jovem que após sofrer uma grande perda, só deseja recomeçar longe da família em outra cidade com novos amigos e sensações, com grande talento para arte ele é um jovem tímido que por pressão do pai é obrigado a cursar medicina, mesmo sabendo que não se encaixa nessa profissão.

" - É engraçado, não é? – pergunta ela – Temos dicionários cheios de palavras incríveis, mas a única frase que os seres humanos inventaram para expressar sua paixão singular e infinita são quatro sílabas pequeninas e inadequadas."
Mas afinal, o que eles têm a ver com o outro? Sabe sobre aquela história de alma gêmea e de encontros inesperados e olhares que se cruzam e paixão instantânea? Esqueça isso, esse livro vai sim tratar sobre almas gêmeas e encontros inesperados, mas não desse jeito que pensamos, a coisa varia muito de perspectiva.
Tess e Gus durante uma féria de verão se encontram brevemente, ambos com 18 anos. E depois disso os dois vão seguir rumos totalmente diferentes. Tess logo após a morte da mãe vai acabar cuidando da sua irmã, Hope, uma garotinha muito peculiar e com um comportamento muito diferente das garotas da mesma idade dela. Entre escolhas e decisões o livro aborda de forma linda o amor que a Tess sente pela Hope e como os erros e acertos vai levando para lugares diferentes na vida, e que amadurecer é a aceitar os desafios que a vida propõe e não tem nada de errado em arriscar em coisas novas e seguir seus sonhos. O Gus também vai passar por grandes transtornos na vida como relacionamentos, traições e como se livrar de um passado que sempre o acompanha.

" É preciso encontrar dentro de si mesmo o necessário para deixar que as pessoas que você ama sejam independentes de você."
Os personagens desse livro são estranhamente muito reais e bate uma frustração imensa, porque meu Deus, diante das escolhas e decisões do destino as vezes eles se distanciavam ainda mais ou quando eles se encontravam em uma fila, mas como desconhecidos, e nessa situação já percebemos que eles realmente se completam. A única coisa a desejar nesse livro foi o final, passamos quatrocentas e poucas páginas esperando o encontro deles e quando acontece é tudo tão rápido e mesmo que eles sejam lindos juntos não dá para apreciar eles dois juntos e você quer continuar a ler para saber como vai ser adiante. EU TENHO TANTAS PERGUNTAS! E nem vou comentar que eu passei aquela situação constrangedora de procurar as páginas do livro ou achar que elas foram rasgadas ou meu exemplar veio com folhas faltando, haja sofrimento.
Esse é um daqueles livros que tem uma mensagem por trás de toda reviravolta, na minha opinião ele quer desconstruir aquela imaginação que temos em ser adultos, ele vai mostrar que quando somos adultos temos que arcar com responsabilidades que as vezes nem pertencem a você ou que apesar de tudo continue a nadar.



Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi