23 maio, 2016

O que estou lendo + quote - Espada de Vidro e Holocausto Brasileiro

Oii, gente!!
Aqui estou eu para mostrar o que estou lendo no momento, um dos livros eu terminei a leitura ontem a noite, mas mesmo assim vou trazer uns trechos para vocês.

Terminei de ler A Rainha Vermelha e logo na sequencia comecei a leitura de Espada de Vidro, esse livro para mim é melhor que o primeiro, tem muita ação e estou adorando acompanhar o crescimento de Mare Barrow e Cal. Logo vai ter as resenhas por aqui. Escolhi os quotes tentando não dar spoiler do primeiro livro.
Claro que sei que outros morreram, pela causa e por mim. Mas eu também morri. A Mare de Palafitas morreu no dia em que caiu no escudo elétrico. Mareena, a princesa prateada desaparecida, morreu no Ossário. E não sei quem é a pessoa que abriu os olhos no subtrem. Só sei o que ela foi e o que perdeu, e o peso disso é quase esmagador.
Shade e Farley estão na margem oposta com os olhos na água adiante. Se contorcem na tentativa de conter as risadas enquanto observam o príncipe na parte rasa. O riacho está na altura dos tornozelos de Cal, passando gentilmente, como uma carícia materna. Mas ele logo cruza os braços, tentando esconder as mãos trêmulas.
Antes eu acreditava que o sangue era tudo no mundo, a diferença entre luz e escuridão, uma divisão irrevogável e intransponível. Tornava os prateados poderosos, frios e brutais, desumanos até, quando comparados aos meus irmãos vermelhos. Mas pessoas como Cal, Julian e até mesmo Lucas me mostram como eu estava errada. Os prateados são humanos como nós, cheios dos mesmos medos e esperanças. Não estão livres do pecado, mas também não estamos. Nem eu estou.

Lembro de ter visto a capa desse livros várias vezes, mas nunca me senti instigada a procurar sobre o que se tratava a história, foi através de uma postagem que li essa semana que fiquei louca por não ter dado atenção a esse livro antes. Gente, o papo agora é sério, esse livro narra história de pessoas que sobreviveram a um verdadeiro Holocausto Brasileiro, traz histórias emocionantes de reencontros, mas vai fazer muito leitor se revoltar ao conhecer a história sobre o Manicômio Colônia. Chorei, passei a noite remoendo a história, pensando em como o ser humano é cruel e imaginando como algumas pessoas passaram por tudo aquilo e ainda conseguiram sair de lá e ter uma vida. Mesmo sendo encarceradas e deixadas em condições de desumanidade total, vamos ver amizades ser construídas e até mesmo casais se formaram.
Os pacientes do Colônia morriam de frio, de fome, de doença. Morriam também de choque. Em alguns dias, os eletrochoques eram tantos e tão fortes, que a sobrecarga derrubava a rede do município.
Ao morrer, davam lucro. Entre 1969 e 1980, 1.853 corpos de pacientes do manicômio foram vendidos para dezessete faculdades de medicina do país, sem que ninguém questionasse.
Hoje, restam menos de 200 sobreviventes. Parte deles morrerá internada, parte tenta inventar um cotidiano em residências terapêuticas, com os farrapos de delicadeza que lhe sobram. Como Sônia Maria da Costa, que às vezes coloca dois vestidos porque passou a vida nua.
- Não sei por que me prenderam. Cada um fala uma coisa. Mas, depois que perdi meu emprego, tudo se descontrolou. Da cadeia, me mandaram para o hospital, onde eu ficava pelado, embora houvesse muita roupa na lavanderia. Vinha tudo num caminhão, mas acho que eles queriam economizar. No começo, incomodava ficar nu, mas com o tempo a gente se acostumava. Se existe inferno, o Colônia era esse lugar.
O fato é que a história do Colônia é a nossa história. Ela representa a vergonha da omissão coletiva que faz mais e mais vítimas no Brasil. Os campos de concentração vão além de Barbacena. Estão de volta nos hospitais públicos lotados que continuam a funcionar precariamente em muitas outras cidades brasileiras.

Eu ainda não escrevi a resenha desse livro, mas já indico a leitura, não podemos fechar os olhos, fingir que não vimos nada, isso faz parte da nossa história.
Beijão a todos!!

27 comentários

  1. Ainda não li nenhum dos dois, mas estou louca para ler A Rainha Vermelha para depois ler esse na sequencia, parece ser uma história muito legal e envolvente :D
    Holocausto Brasileiro não é o tipo de leitura que pratico, mas achei bem interessante a ideia do livro, conhecer essa parte da história..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Liziane.
    Também estou lendo A Espada de Vidro e estou amando! Também estou achando melhor que o primeiro, em A Rainha Vermelha eu vi muito de outros livros e não pude evitar comparações. Parece que nesse ela está ficando com sua própria identidade, mais original, sem a "colcha de retalhos" que foi o primeiro.

    Beijos,
    Jéssica.
    www.reviewiing.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Entre os dois livros estou mais curiosa com A espada de vidro, eu tenho Rainha vermelha mas ainda não tive a chance de ler espero logo conseguir para ver se nossas opiniões batem quem sabe.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Liziane.

    Eu não li nenhum dos dois livros que você citou, mas tenho muita vontade de ler o Holocausto Brasileiro. Pelos quotes o livro é bem interessante.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Não gostei da Rainha Vermelha então não me interesso pela continuação.
    Já o Holocausto Brasileiro eu quero para ontem.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiii, tudo bem?
    O único livro que realmente despertou meu interesse foi Holocauto Brasileiro, realmente quero ler o quanto antes, é um tema que ainda é tabu para milhares de pessoas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho curiosidade para ler Holocausto Brasileiro, mas tenho problemas com as publicações da editora e tenho evitado investir em livros deles. Parece sacanagem ne? Mas ja vi muitas obras deles incentivando o comunismo e prefiro nao financiar obras assim... enfim... Eu quero muito ler A Rainha Vermelha e dar inicio a essa serie tambem.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  8. Oie

    Eu li Holocausto Brasileiro. Como esse livro mexeu comigo, fiquei sentida demais. Apesar de forte é uma leitura que recomendo.
    Muito bom os quotes escolhidos.
    Excelente post!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho o livro do Holocausto Brasileiro, preciso ler o mais rápido possível. Talvez nas férias eu faça isso.

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Eu ainda não li A Espada de Vidro mas está na minha lista interminável, mas gostei de saber que toda aventura e suspense continua na obra, o que me anima bastante. Ah o livro do Holocausto Brasileiro sem dúvidas é uma obra forte, que expõe as condições horríveis em que as pessoas foram submetidas, quando doenças psicológicas não eram tratadas como patologia. Eu conheci o local com o colégio e minha família paterna vive na cidade onde havia esse local, deu para conhecer bem afundo a história e não houve como não chorar e sentir revolta por tamanha desumanidade.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Confesso que o Holocausto Brasileiro não é o meu tipo de livro preferido, para falar a verdade acho que não o leria.
    Entretanto, a série da Rainha Vermelha eu estou doida e alucinada para ler... não vejo a hora, de verdade.
    Adorei os quotes que você colocou aqui... demais.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  12. Oiew!
    Eu já tive a oportunidade de ler A Espada de Vidro e o livro é ótimo! A autora surpreende nesse segundo livro, e não vejo a hora de ler o próximo livro dela \o/ Um melhor que o outro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Tenho mt curiosidade de ler a série da "A Rainha Vermelha", mas ainda não tive oportunidade!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  14. Desde quando vi vc postando sobre esse HOLOCAUSTO aí que me interessei. Para levar esse nome eu já imagina o que seja. Curiosa aqui, quero resenha!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Sobre o Espada de Vidro eu não li nem pretendo ler porque odiei A Rainha Vermelha, a Mare simplesmente não me convenceu. Já o Holocausto Brasileiro me chamou a atenção, parece ser uma ótima leitura. Gosto de relatos.

    ResponderExcluir
  16. Ooi! Preciso ler Espada de Vidro mas meio que desanimei depois do primeiro volume... Acho que vou ler mais por curiosidade mesmo.
    Sobre Holocausto Brasileiro eu nunca dei atenção para esta obra também, mas confesso que não é exatamente meu estilo e acho que a leitura também deve ser bem densa, né?
    Beijos
    Estilhaçando Livros
    Conheça o novo Cantar em Verso

    ResponderExcluir
  17. Oi Liz!

    Olha confesso que mesmo com a sua indicação, não teria coragem de ler Holocausto Brasileiro, é um tipo de coisa, que acho que eu não teria forças para suportar ler, mesmo que seja uma leitura muito boa, mas em relação a Espada de Vidro esse sim está na minha meta, estou ansiosa para comprar o meu exemplar e ler, adorei o primeiro livro e estou ansiosa para a continuação, tenho visto bons elogios!

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu não consegui nem terminar A Rainha Vermelha, mas minha colunista adora essa série também.
    Tenho super vontade de ler Holocausto Brasileira, tá na minha lista.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Em relação ao A rainha Vermelha, eu não sou muito fã desse tipo de leitura, mas fico sempre esperando a resenha para vê se me interesso.
    Nossa, estou doida para o ler o Holocausto Brasileiro, é um daqueles livros que te faz refletir muito sobre as questões de saúde mental no país.
    Beijos,
    www.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi

    estou louca para ler A Rainha Vermelha e a Espada de Vidro...desses eu gosto, adoro o estilo.

    Mas do outro eu não sou chegada não, nem conhecia...que diversidade de leitura vc tem...admiro uma pessoa eclética assim...

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Dois livros super interessantes.
    Tenho a Espada de Vidro, mas ainda não tive o prazer de ler.
    E fiquei intrigada com a capa e os quotes de Holocausto Brasileiro. Um livro bem interessante.
    Ótima postagem.
    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Lizi. Essa série da Rainha Vermelha me atrai bastante, sabe me dizer quantos livros serão?
    Holocausto Brasileiro também nunca tinha me chamado a atenção até eu descobrir do que se trata, agora quero muito lê-lo.
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Oie
    minha amiga leu e fez resenha para o blog, ela gosta muito da série e de tanto que fala dá vontade de ler, é que no momento estou fugindo de séries mas muito legal sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eitaaaaaa quero muito ler a Rainha Vermelha, parece ser incrível. E olha essas quotes <3. E gente esse do Holocausto parece ser bem punk hein!!

    ResponderExcluir
  25. Menina, eu ainda não tive a oportunidade de conferir nenhuma dessas obras, mas adorei os quotes que você selecionou...eles dizem muito do que encontraremos no enredo das obras e me deixaram curiosa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Ainda não li nenhum dos dois, mas fiquei bem curiosa para ler "Holocausto Brasileiro", não sei o motivo mas não me animo para ler a Rainha Vermelha. Adorei o post. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Ola Lizi lindona menina estou doida para começar a ler o Rainha para depois esse livro, adoro quando o livro é repleto de ação, O Holocausto é um tema que no momento estou evitando quem sabe em outro momento eu leia. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi