30 março, 2015

O que estou lendo + quote - Ensaio Sobre a Cegueira

Olá pessoal!!
Andei me atrapalhando e não consegui postar os quotes de outros livros, mas hoje estou voltando e espero estar mais organizada.
O blog está participando do Projeto Leitura 2015 - José Saramago, no post sobre o projeto vocês poderão ver quais livros serão resenhados.

O que posso dizer é que a leitura está me surpreendendo, não imaginava que iria gostar tanto, é uma história que faz o leitor parar para pensar em fatos que ocorrem e como o ser humano é cruel e mesquinho.


"Sabiam o que no quartel tinha sido dito essa manhã pelo comandante do regimento, que o problema dos cegos só poderia ser resolvido pela liquidação física de todos eles, os havidos e os por haver, sem contemplações falsamente humanitárias, palavras suas, da mesma maneira que se corta um membro gangrenado para salvar a vida do corpo."

"Se não formos capazes de viver inteiramente como pessoas, ao menos façamos tudo para não viver inteiramente como animais."

14 comentários

  1. começar pelo projeto: conheci só agora, adorei a ideia !!! parabéns para os participantes!
    sobre o autor eu só li alguns textos dele, e já li uns pedaços desse livro eu adorei pq é bem reflexivo, ai alguém pode me preguntar: pq vc não leu todo? simples são livros que vc não pode está meio para baixo para ler, pq ele prova algo que quando está mal vc já sabe : o ser humano é cruel entre outras coisas, ai vc perde totalmente a vontade de aguentar as coisas
    por isso que eu estou enrolando para ler.Mas, até agora eu adorei tudo que eu li do saramago (inclusive as quotes de hoje)

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a mariana aqui em cima; livros do tipo são ótimos para quando a gente ta com o lado crítico mais aguçado, pois aí é possível refletir bastante durante a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse livro. Já faz um tempinho que li e demorei para me acostumar com a escrita do Saramago, mas depois que me habituei, adorei. Foi o primeiro que vi dele, logo depois de ver o filme, porque a professora de literatura recomendou. Gostei das escolhas para os quotes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar nesse projeto, mas me parece ser bem legal. Infelizmente nunca cheguei a ler essa obra do Saramago, mas já ouvi muito falar sobre ela (principalmente durante o ensino médio). Adorei os quotes, principalmente esse último, Saramago tem toda razão, às vezes nós, humanos, tomamos atitudes que não se aplicam a seres racionais. Espero ler a obra inteira algum dia. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar muito sobre o livro, mas não conheço bem sobre a história e nem se é bom ou não. O bom é que aqui tenho a oportunidade de aprender mais e saber mais detalhes sobre o que posso encontrar. Ainda não sei o que pensar da história e irei esperar opinião completa sobre a obra, mas me chamou atenção definitivamente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Lilica, ainda não li Saramago, mas necessito!!!!
    Eu ameeeei esses quotes, principalmente o segundo: define tudo!
    beijooos,
    Ana
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Tive a oportunidade de ver o filme somente hoje, por indicação de um amigo. Certo dia, estávamos conversando como anda as questões relacionada a juventude e demais itens que estão inseridos em nossa sociedade e nosso cotidiano, dai ele disse pra eu assistir ao filme, que passaria a entender algumas coisas. O filme é um belo exemplo do que alguns pensadores como filósofos, sociólogos, vêem dizendo. De que devemos sempre observar as coisas por outro ângulo, um ângulo mais amplo, pois nossa humanidade está se esfarelando, em coisas postas pela mídia por exemplo...etc.etc.
    É realmente uma obra clássica que nos instala, durante a sua leitura, sensações múltiplas de ódio e repugnância aos personagens maus e solidariedade e compaixão com os bons que povoam o enredo, entregues pelo destino a uma "competição" pela sobrevivência.Ótimo Post, Parabéns, ótima leitura.
    *---*

    ResponderExcluir
  8. Olá, nunca tive a oportunidade de ler essa obra, mas esses quotes me deixaram bastante curiosa, principalmente esse último, concordo completamente com Saramago. Espero que tenha resenha aqui no blog para que eu saiba mais sobre os temas que são tratados nela, mas me parece explorar temas cotidianos e o comportamento humano dentro da nossa sociedade, o que é bem interessante. Tenha uma ótima leitura. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá, não conhecia esse livro,
    Achei muito interessante, os quotes já dão curiosidade par saber o que mais tem na obra.
    É ótimo pra refletir, pois fala das atitudes e de nó seres humanos, como somos.
    O Segundo quote foi o que mais me chamou atenção.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bom?
    Gostei do post, eu ainda não tinha ouvido falar do livro e devo dizer que só de olhar para a capa não me interessaria em ler, mas pelos quotes o livro deve ser muito interessante mesmo, quero ler a resenha dele, e quem sabe me sinto a vontade para ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  11. É difícil eu ler esses livros mais clássicos mas Ensaio sobre a cegueira sempre foi um livro que eu quis ler. Já li algumas coisas sobre ele e achei super interessante.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Já ouvi muito falar desse livro. Gostei da quote e estou ansiosa pela sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Não li o livro, mas assisti ao filme. É um filme com frases de impacto, mas tbm cheias de floreios. De que sempre devemos olhar pra tudo de várias perspectivas, vários ângulos.

    ResponderExcluir
  14. Faz anos que quero ler esse livro, parece muito bom.
    Já comecei várias vezes a ver o filme e sempre acontece algo e não olho o final, haha. Até hoje não sei ele.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi