18 setembro, 2013

Lançamento Editora Biruta - "Formigueiro de Myrakãwéra"

Olá pessoal!!

O pano de fundo do livro é uma lenda indígena sobre a região que dá nome ao livro. Antes um local sagrado, tornou-se amaldiçoado por um feitiço lançado por um jovem pajé. Myrakãwéra é um local perigoso, e será palco das aventuras dos dois índios. O conhecimento dos mais velhos é uma máxima que dá o tom da narrativa. A história é instigante e consegue transportar o leitor para uma realidade diferente, em que ele entrará em contato com outros aspectos da cultura brasileira. Tanto o autor quanto o ilustrador descendem de uma das tribos citadas no livro – o povo maraguá - e conseguem reconstruir a lenda de forma envolvente. As ilustrações criam um diálogo coerente com a história ao fazer referência às cores e formas indígenas. Elas vêm dispostas num projeto gráfico instigante, característico da Editora Biruta. Com o livro, os leitores poderão conhecer essa lenda e, através dos elementos visuais, conhecer um pouco mais da cultura desses povos indígenas.
Sobre o autor
Ozias Gloria de Oliveira Yaguarê Yamã é escritor, ilustrador, professor e líder indígena. É filho do povo maraguá e descendente do povo sateré-mawé. Formou-se em Geografia pela universidade de Santo Amaro – UNISA, em São Paulo, onde lecionou no ensino público e iniciou a carreira de escritor.
Sobre o ilustrador
Uziel Guaynê Oliveira é artista plástico, escultor e ilustrador indígena nascido no Amazonas e filho do povo maraguá. Faz parte do NEArIn, Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas do Brasil. Já ilustrou diversos livros e ministrou aulas de artes no interior do Amazonas.

E aí o que acharam do livro?
Não esqueçam de passar lá na rede social Orelha de Livro e deixar sua estante sempre atualizada.

11 comentários

  1. Lilica, adoro histórias sobre a cultura indígena. Na minha infância o dia do Índio era o meu preferido na escola, rs! Parece um bom livro...

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ser cultura e tal, realmente não me interesso por este tema. Mas acho bacana incentivar a literatura nacional, bem como temas como este!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Não me interessei pelo livro, primeiro pela capa que eu não gostei, depois tem a sinopse que não me chamou a atenção.

    ResponderExcluir
  4. Olá Liz!

    Não me interessei pelo livro, mas vou esperar pela resenha dele!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  5. Diferentemente dos outros comentários, eu me interessei pelo livro!
    A cultura indígena é tao rica e fantástica que com certeza, a leitura deve ser muito enriquecedora!

    Beijos Lizi

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser bem diferente, eu acho que eu gostaria de ler ele, pois sou interessada em coisas que envolvem índios, pois é sou louca creio que eu sou assim, pois todo mundo acha que eu pareço uma índia também né descendentes na família, creio que vou gostar do livro, por isso adoraria ter a oportunidade de ler ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. A proposta do livro é muito boa de nos transportar para dentro do local para dentro da cultura desse povo.
    Eu fiquei curiosa para ler esse livro e saber se é esse o efeito mesmo que sentirei ao lê-lo.

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito de ler livros que contem sobre lendas indígenas... Na verdade eu não sei nem quando foi a ultima vez que li um livro desse tipo.
    Eu vou dar uma conferida no livro sim!

    ResponderExcluir
  9. Amo ler sobre as lendas indígenas, pena que haja tão pouco desse tipo de literatura. Me interessei pelo livro, mas antes quero ler sua resenha dele, vamos ver se ele cumpre o que a sinopse promete.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia essa editora nem os autores, acho que o livro deve ser bem fiel as tradições indígenas e aos temas citados na história já o autor e o ilustrador são descendentes da tribo.

    Abraços.

    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Interessante até é, mas não é livro pra mim. Não chama atenção =/

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi