31 março, 2017

Filme - Mea Maxima Culpa: Silence in the House of God

Sinopse: Este documentário analisa os casos de pedofilia dentro da Igreja Católica, seguindo os traços que vão desde o primeiro caso relatado até a reação do Vaticano aos fatos.
Eu adoro documentários polêmicos e que envolvem a igreja Católica, já vou avisando que a minha visão é de uma pessoa não católica e que acredita que esses sacerdotes deveriam pagar de forma mais severa por seus crimes.
Eu conheço um pouco da língua de sinais e um sinal que chamou muito a minha atenção é quando ele coloca um punho fechado na frente do outro sobre a boca, que expressa silêncio forçado ou impotência. Esse sinal é de arrepiar é através dele que percebi o quanto eles sofreram. Os homens foram vítimas de um sacerdote americano, Lawrence Murphy, que trabalhou em um internato (Escola para Surdos em Wisconsin) para crianças surdas entre 1950 e 1974, ele abusou sexualmente de 200 meninos.
O que é mais revoltante é que mesmo com as queixas, nada foi feito, as crianças eram obrigadas a sofrer em silencio, quando três homens começaram uma campanha apontando Murphy como um pederasta em 1973, era o mesmo que acusar Deus, para a igreja eles são como heróis.


O que mais me revoltou é que as crianças não tinham como se defender e nem ao menos falar, mas muitos anos depois eles conseguiram se fazer ouvir e essas atrocidades vieram a tona, em uma cena vamos ver um dos garotos abusados que agora é um senhor ir a procura do sacerdote para confrontá-lo, mas esse não o recebe.
Esse documentário é realmente comovente, mas deveria ser assistido por todos, precisamos abrir os olhos para muitas coisas que acontecem e são mascaradas de forma revoltante.

16 comentários

  1. Olá!
    Não assisti ao documentário, mas fiquei interessada.
    Fico pensando no tanto de coisas que devem acontecer e nós sequer imaginamos.
    É absurdo, é revoltante e está na hora de abrirmos os olhos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Como terrível saber que esse tipo de gente anda entre nós, comete atrocidades e muitas vezes nem é punido.
    Não tenho nada contra a religião católica, mas por muito tempo, não só em casos como esse , eles acobertaram o que seus sacerdotes faziam de errado.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Nunca tinha ouvido falar no filmes antes. Embora seja algo interessante e revoltante ao mesmo tempo, não é um filme que eu assistira. Primeiro que o assunto me revolta muito, e segundo que não curto muito documentários, mas eu adorei o post, muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  4. Esse documentário me lembrou o filme Spotlight que é baseado em casos reais e fala desses casos nos EUA. É bem interessante e, infelizmente, real. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Dessa o filme não despertou o meu interesse, então irei pular a dica!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oiii Liziane, tudo bem?
    Menina eu realmente não conhecia esse filme e fiquei bem animada para assistir diante da sua indicação, é sempre bom sairmos da zona de conforto,não é mesmo?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Heiii, tudo bem?
    Eu me revolto demais com essas coisas, nao sei se conseguiria assistir esse documentario, acho que ficaria taooo p. da vida que ia desligar a tv.
    Muto bom saber que existe esse registro, mas fico louca com esse povo achando que é Deus e ninguem ajudando as crianças.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Oiii!!

    Eu não sou muito dos documentários, mas achei a temática interessante e impressionante.
    Infelizmente, trabalhos assim não ganham muitas divulgações, né?
    Gostei da sua critica!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. OOi!
    Acho o tema bem pesado e até acho um pouco interessante, porém confesso que não chamou minha atenção para assistir. Depois de 13 Reasons Why, que embora tenha amado me despedaçou, estou fugindo te livros, filmes e série com temas fortes. Estou buscando algo mais leve e divertido para me recompor! kk
    beijoos!

    ResponderExcluir
  10. Eu sou uma pessoa católica e te darei a opinião do lado de cá: quem comete crime precisa ser punido. Independente de cargo ou posição social. É importante que estes casos sejam descobertos e seja feita justiça. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Bem não sou católica, mas acho que essa questão tem mais a ver com justiça do que questão de religião. Está dentro do catolicismo esses casos? Sim! E eles estavam errados em abafar? Com certeza, porém esses crimes numa sociedade como a nossa devem ser punidos e a justiça tem que vir. Com certeza assistirei do documentário porque isso nos abre os olhos para a sociedade. Ótima dica!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Nossa, adoro documentários também, não importando o assunto abordado.
    Não conhecia esse sobre a igreja católica, bem denso e pelo que li aqui revoltante mesmo.
    Adorei a dica, e vou aproveitar o feriado pra assistir.

    Até mais!!
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  13. Lizi não conhecia o documentário, e assim como você sou a favor deles pagarem pelos crimes cometidos, ainda mais com crianças, chega a enojar essa situação. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Não conhecia o filme, mas gosto muito dessa temática e acredito que mesmo sendo um filme mais pesado, com certeza vou querer assistir.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  15. não conhecia esse documentário, e não sei como deixei passar pq meu marido assiste tudo quanto é documentário...achei bem interessante, vou procurar...

    ResponderExcluir
  16. Que forte! Fiquei meio impressionada até... =( Deu vontade de assistir, eu também gosto de documentários, mas compartilho da sua opinião sobre o que deveria acontecer com essas pessoas, e sei que é o tipo de coisa que dá revertério de acompanhar. Que agonia me deu do homem que procura o seu abusador pra finalmente tirar esse peso das costas... quanta tristeza.

    Bjs

    Pipoca com Café

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi