Autora: L. L. Alves
Editora: Modo
Páginas: 188
Ano: 2014
Gênero: Romance juvenil/Literatura Nacional
Sinopse: O que esperar das férias: apenas sorrisos e felicidade? Não é bem isso que acontece na vida de Verônica. Em meio a corações despedaçados e crises de aborrecência, Verônica encontra Carlos, um rapaz misterioso e disposto a defendê-la. Mas será que é o acaso que os une? Decisões do passado podem trazer mudanças para o futuro? Ela precisará lidar com suas próprias ações e deverá aprender o verdadeiro valor da amizade, do amor e da confiança. Verônica não será mais a mesma, mas será ela capaz de compreender que mudanças fazem parte da vida?
Verônica está entrando na adolescência, aquela fase difícil de aceitar as coisas que acontece, ela está sempre irritada, sentindo toda aquela reviravolta de sentimentos típicos dessa idade.
As férias escolares chegam e tudo que ela mais quer é curtir esse momento, mas seu mundo desmorona quando Jonatas humilha Verônica na frente de várias pessoas e um dos garotos que assiste a tudo resolve então ficar ao lado e defendê-la. Verônica não entende porque aquele garoto ficou ao seu lado e vai ajudá-la a mudar.
Verônica quer ser diference, quer crescer, mas não sabe como, não consegue entender quais passos deverá seguir para conseguir se tornar uma pessoa melhor.
Após o término do seu namoro com Jonatas, Verônica se sente humilhada e descartada e por isso vai sofrer muito, mas ela deve realmente sofrer e vivenciar essa dor e não ignorá-la.
Jonatas é aquele garoto lindo que é praticamente impossível não se apaixonar, mas ele é cruel, rude e insistente, típico garoto que depois de conseguir o que tanto quer joga a garota fora.
Verônica tem somente um amigo Luiz, que não se interessa por meninas, e ele é apaixonado por Jonatas e por conta desse amor e de problemas financeiros já que seus pais estão se separando, ele vai trair a confiança de sua amiga, mas o que é mais legal é a atitude de Verônica que entende e o perdoa.
O garoto que a defendeu quando ela foi humilhada pelo Jonatas se chama Carlos, é ele que vai fazer de tudo para Verônica mudar, pois ele já sentiu na pele o que ela sentiu quando Jonatas terminou tudo. Aos poucos Verônica percebe que ama Carlos, mas ela precisa mudar para viver esse amor.
A autora conseguiu retratar muito bem os sentimentos da adolescência. Muitos leitores irão se identificar com a personagem. Os capítulos do livro são os passos que ela deverá seguir para no final conseguir ser totalmente diferente, para enfim completar a sua mudança. A leitura se tornou cada vez mais envolvente, fluiu de maneira rápida, pois a narrativa é simples e direta.
Muitas vezes por não saber como lidar com as atitudes dos adolescentes, os pais tentam dar privacidade, outros estão sempre querendo saber tudo e ambos às vezes podem ser mal interpretados, alguns adolescentes se sentem negligenciados, sentem como se os pais não se preocupassem com eles, por darem privacidade demasiada; outros são taxados de chatos e protetores demais.
Um livro para fazer adultos reviverem a sua adolescência, os adolescentes perceberão que passar por essa fase é normal e necessária e também serve para dar um toque aos pais que devem saber que essa fase vai passar, que precisam deixar os filhos sofrer, cair e levantar.
A capa está perfeita, a diagramação é bem elaborada, delicada e linda demais.
Um romance juvenil que recomendo!
Oii querida, tudo bom?
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro, mas sua resenha me cativou
Um beijo,
Garota do Livro
Confesso que não achei a premissa muito original, mas o que é legal é que a autora consegue retratar bem a complicada época da adolescência. Legal também ver essa diferença entre pais que deixam os filhos mais livres e os mais reguladores.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Curtia muito esse tipo de livro, mas não curto mais infelizmente. Então, sem mais comentários.
ResponderExcluirAhhh, parece um livro muito fofo!
ResponderExcluirFiquei me perguntando os motivos que levaram Jonatas a tratar a Verônica de uma forma tão cruel, mas pelo jeito é só porque ele é rude e babaca mesmo, né?
Mas que bom que o Carlos apareceu para ajudar a Verônica nesse momento difícil.
Beijos,
Duas Leitoras
Nunca tinha visto nada sobre esse livro, e pelo que você falou é um daqueles livros adolescentes cheios de drama. Pena que não faz mais o meu tipo de livro preferido! Abraços!
ResponderExcluirEstilo de livro que eu adoro ler e me envolver. Amo ler esses romances juvenis, cheio de cliches :3 sempre fico encantada com tudo. Achei a capa incrivel, super simples mas esta lindissima.
ResponderExcluirOlá!!
ResponderExcluirNunca tinha visto esta autora.. :D Apesar de gostar de romances juvenis e de que essa fase do florescimento da adolescência ser interessante,não me chamou a atenção a história do livro...
Bjos *--*
Tive a impressão que esse livro é mais para adolescentes, mas por ser uma leitura fluida e envolvente vou conferir! E vi muitos elogios à autora também.
ResponderExcluirAmei a resenha! Abraços!!
Oi, Liziane, tudo bem? Menina, que resenha bem escrita e maravilhosa!! Obrigada pela opinião sincera <3 Adorei os pontos que tu destacou e fiquei muito feliz por você ter curtido a leitura.
ResponderExcluirEnfim, agradeço pela parceria e por ser tão querida! Sucesso com o blog, sempre!! Beijão
Oi Lizi!
ResponderExcluirAhh que romance doce :3 Parece ser super gostoso de ler, e depois que você ressaltou da escrita leve, lógico que já ganhou ponto pra mim. Não é o tipo de leitura que esteja fazendo no momento, mas já quero conhecer :3 E sim, a capa ficou muito fofa.
Abraços
David Andrade
http://www.olimpicoliterario.com/
Oiê,
ResponderExcluirNão sou muito chegada em romances, pois geralmente são carregados em clichês. O livro ser uma leitura leve é importante, mas considero isso um ponto comum no gênero. A capa é simplesmente muito fofa!
Oi!
ResponderExcluirEu gosto d romances com esse estilo, então fiquei curiosa. Vou deixar anotada a dica e já quero saber o que aconteceu entre Verônica e Jonatas. A capa é mesmo uma graça e fico feliz por saber que a diagramação também é bonita!
Bjs
Oi, não gosto muito desse tipo de romance e o livro não me interessou muito, então esse não pretendo ler, mesmo assim obrigado pela dica, quem sabe no futuro eu o leia.
ResponderExcluirOi Lizi!
ResponderExcluirTo querendo esse livro de uns tempos pra cá, tenho visto bons comentários. Sacanagem o que a personagem passa mas que bom que ela tem alguém pra ajuda-la :)
Enfim um livro para adolescentes que não gira apenas em torno do mundo fantástico e de aventuras. Acho muito bom que mais livros sejam escritos falando sobre a realidade desse período tão conturbado na vida de um ser humano. Tô torcendo pela Verônica!!!
ResponderExcluirAdriana Medeiros
Já tinha visto esse livro em outros lugares mas não me surpreendeu pois não sou muuuito fã de romances sabe?
ResponderExcluirAbs
Gostei da capa, mas não leria por ser meio previsível a história.
ResponderExcluirBeijos
Estou looooooouca para ler ele!!
ResponderExcluirLi As GRANDES aventuras de Daniella e me apaixonei pela escrita e ideias da autora!! É maravilhoso!!!
O Mudanças parece ser ótimo! Retratando bem os dilemas adolescentes e de uma forma madura, mostrando os diversos lados e transformações dos personagens!!
PRECISOOOOOO!!
Bjãoo
Lizi!
ResponderExcluirRomances adolescentes que falam dos comportamentos entre pais e filhos, são sempre ricos de aprendizado.
Fase difícil é a adolescência e merece cuidado ao lidar com eles, porque mudam de humor com facilidade e estão em períodos de mudança, oq eu complica ainda mais.
Gostei ainda mais por ser de uma autora nacional.
“Os homens não desejam aquilo que fazem, mas os objetivos que os levam a fazer aquilo que fazem.”(Platão)
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Parece ser o tipo de livro muito fofo!
ResponderExcluiressa fase de adolescência é sempre muito complicado, você tem que aprender a lidar com os "amigos" e muda tudo dentro da familia. sendo sincera: eu não sei se eu leria, já passei dessa fase e até mesmo meus primos mais próximos de mim estão saindo.... mas isso fica como uma boa dica, para os meus amigos que tem filhos nessa fase
Não sei se sou a única, mas não me identifico com personagens adolescentes que têm essas crises e fases. Fui uma adolescente bem mais tranquila, mas nem por isso deixo de gostar de estórias assim, afinal, são coisas e fatos que acontecem com muitos por aí. O que me deixou curiosa pra ler o livro foi a parte em que a Verônica perdoa a "traição" do Luiz, agora quero saber o que ele fez.
ResponderExcluir