Autora: Carla Pachêco
Editora: Viva
Páginas: 96
Ano: 2014
Gênero: Literatura Nacional/Relato auto-biográfico
Sinopse: Quem não ama um bom perfume? O perfume imprime o resultado da combinação entre a essência e a nossa pele, e é isto que dá o toque final a cada fragrância, que deixa no ar uma memória sem par de nós, e desperta para cada um diferentes sensações. PERFUME DE HOTEL traz em suas notas as impressões únicas e o aroma de cada lugar na visão da autora, que traduz de maneira deliciosa, leve, bem humorada, e rica em detalhes, os prazeres e descobertas dessa magia que é viajar, para quem gosta de conforto e sofisticação, mas sabe desfrutar dos pequenos prazeres, aprecia os detalhes, e se entrega as emoções de viver e partilhar recordações. Você não vai resistir ao poder do perfume!
Resenha de Perfume de Hotel - Nova Yorque
Depois da viagem de Nova Iorque, Carla e o esposo são convidados a ir para o Chile, mas agora o grupo será maior, serão oito pessoas se aventurando e se deliciando com esse perfume. O convite foi feito durante um almoço, todos estavam na cozinha, um dos melhores lugares da casa, porque será que a cozinha sempre parece ser o melhor lugar para passarmos o tempo?, ali entre o aroma dos temperos Carla começa a programar a viagem.
Vamos conhecer um pouco mais da autora, ela confessa que adora sapatos, gostaria de estar sempre com uma mala pronta para poder viajar sempre que possível, algumas lembranças e o seu lado divertido. Adorei quando ela contou como foi sua cerimônia de casamento e que o Chile seria o destino na lua de mel, mas acabaram deixando a viagem para outra hora, tinha algo que era prioridade e eles resolveram optar por não ir viajar.
Em 11 de outubro de 2013 a aventura começa e logo no primeiro voo de Maceió para São Paulo eles passam por um digamos sufoco causado por uma passageira que dormiu com o chiclete na boca, depois de ela e o marido prestarem o devido socorro a viagem continua bem.
Ela descreve a cena da chegada em Santiago e dá para perceber a emoção nas palavras da autora quando avista a Cordilheira dos Andes pela janela do avião.
Logo na chegada foram almoçar em um restaurante onde Chilenos e Colombianos estavam reunidos assistindo ao jogo das eliminatórias para a copa de 2014 e ela conta no livro como as torcidas são diferentes da do Brasil, eles não fazem tanta algazarra.
O relato da subida dos Andes é realmente marcante, ela fala sobre o perfume e o sabor de doces que comeu lá. Gente tive que rir quando ela relatou isso, nos Andes eles costumam consumir folhas de coca e dizem que ajuda a se acostumar com a altitude, mas aí vem o mico rsrsrs uma das meninas achou que a coca que o cara tava oferecendo fosse coca-cola.
A Carla abre o baú das lembranças e nos conta coisas sobre sua infância que com certeza deixaram muitas saudades e muitos momentos felizes para serem recordados.
Depois de se divertirem na neve é chegada a hora de ir para as vinícolas, essa é a parte mais perfumada do livro, não tem como a gente resistir a um bom vinho, só quem já visitou uma vinícola sabe que saímos embriagados em todos os sentidos, não tem prazer maior do que sentir o buquê e degustar do seu sabor e é comprovado que o vinho é degustado com todos os sentidos, o barulho da rolha quando aberta a garrafa, o buquê, o sabor e a cor, nossa dá até água na boca.
Eles conheceram a adega onde ficam os barris de Casillero Del Diablo e ouviram a narração da lenda ali naquele local, é algo impressionante que faz todos viajarem na ilusão.
A capa ficou linda e a diagramação é simples, mas muito bem feita, sem erros e no final do livro tem fotinhos para o leitor matar a curiosidade.
É um livro que eu tenho bastante curiosidade de ler. O fato de ser pequeno ajuda ainda mais, já que dá para ler em algumas horas. O fato de ser uma espécie de biografia faz me agradar ainda mais.
ResponderExcluirGostei da resenha e já coloquei a obra entre as minhas desejadas.
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro
Espero que prove logo dos sabores desses perfumes! Me conta...
ExcluirBjos
Por ser uma biografia não me interessou muito, o tema não sei se me prenderia até o final...
ResponderExcluirBem Thais... só experimentando pra saber o que tem de diferente, os aromas que exalam desses perfumes. Espero que arrisque!
ExcluirBjo
O Chile parece ser um lugar bem legal falado pela Carla, a viajem deve ter sido surpreendente e cheia de sentimentos diferentes. A visão dela conforme passa em cada lugar, pessoas com quem ela teve contato e descobriu histórias.
ResponderExcluirAbraços Liziane,
ThayQ.
http://leituras-insanas.blogspot.com.br
Parece ser um livro bem legal pra quem curte viajar e conhecer melhor os lugares, eu tenho vontade de viajar mas não gosto muito de ler esse gênero rs
ResponderExcluirGente que ótimo!!! É como se fosse um guia para quem ainda não conhece os lugares. Li a resenha do de NY e me apaixonei mais ainda. Eu nunca li algum livro biográfico, mas me parece ser muito legal ainda mais quando você sabe que alguém realmente fez aquilo tudo ali *-*
ResponderExcluirSubir os Andes não é para qualquer um ... Espero ainda ter a oportunidade ..
Bjobjo
Oie,
ResponderExcluirO livro não me chamou a atenção, até mesmo depois de ler a sinopse a história não me agradou. É uma pena.
Beijos,
Sarah
Olá! Que livro peculiar. Parece ser muito interessante! Gosto de leituras que nos transportam a diferentes locais sem nem mesmo sairmos do lugar. Adorei a indicação! Beijos
ResponderExcluirJá me interessei por ser nacional e ser uma experiência relatada nas páginas.
ResponderExcluirVou prestar mais atenção quando for a livraria novamente.