
Lançamento: 28 de abril de 2016
Direção: Samira Goetschel
Duração: 73 minutos
Gênero: Documentário/História/Gerra/Armas Nucleares
Sinopse: Profunda na Rússia, há uma cidade invisível que abriga milhares de homens, mulheres e crianças que vivem e trabalham atrás das cercas duplas de arame farpado monitoradas por guardas armados. Eles dizem que eles são os criadores do escudo nuclear e salvadores do mundo. Eles são informados de que todo mundo é um inimigo. Neste mundo oculto, uma mãe arrisca sua vida para nos levar para dentro maior cidade nuclear da Rússia.Eu estou em um relacionamento muito sério com a Netflix nos últimos dias, são tantos filmes e séries que ando assistindo que nem sei o que trazer aqui primeiro para vocês.
Quem acompanha o blog sabe que eu gosto de documentários e livros sobre história, então hoje vou apresentar para vocês um documentário muito interessante que assisti esses dias e espero que vocês assistam, pois é realmente muito bom a gente conhecer cada vez fatos sobre a história mundial.
A cidade de Ozersk, é mais conhecida como Cidade 40, consolidada em 1945 na costa do Lago Ortyash, que agora é conhecido por ser um dos lagos mais contaminados da Terra devido à quantidade de plutônio e de resíduos nucleares. Ozersk, região de Chelyabinsk, Rússia, abriga a instalação nuclear de Mayak. Mayak é um complexo nuclear que tem sido responsável por, pelo menos, dois dos maiores acidentes radioativos que já aconteceram. A cidade só apareceu nos mapas depois do colapso da União Soviética. A cidade 40 é uma cidade fechada, os moradores não podem deixar a cidade, e para mostrar como vivem ali eles dão um jeito de entrar com equipamentos eletrônicos.
A cidade é uma mistura de tranquilidade e paisagens belas, mas guarda algo terrível, as pessoas tinham orgulho de morar em um lugar como aquele, mas agora sabem o que significa estar ali, muitos estão apresentando problemas de saúde, principalmente câncer, devido a exposição a alta radiação.
No filme vamos conhecer um pouco do dia a dia de alguns moradores, entre eles uma ativista chamada Nadezhda Kutepova, que luta para que a cidade seja aberta, ela não acredita que as pessoas que vivem ali não se incomodem com as cercas e compara as pessoas como se fossem animais vivendo em um jardim zoológico.
O filme enfatiza o quanto as pessoas deviam ser cuidadosas, jamais poderiam falar sobre a cidade em que moravam, mostra como as pessoas são contaminadas aos poucos fazendo com que seus anos de vida diminuam.
O filme é daqueles que vale muito a pena assistir, eu mesmo não sabia da existência dessas cidades fechadas, o filme aguçou a minha curiosidade em saber mais sobre elas e seus moradores, é fascinante e ao mesmo tempo triste ver como as pessoas tem uma vida de luxo dentro dessas cidades, mas muitos não irão aproveitar isso por muito tempo.
Um documentário muito importante, recomendado para todos que gostam de saber mais sobre história.
Olá!
ResponderExcluirEu adoro documentários e conhecer fatos da história, esse eu ainda não conhecia e achei muito interessante, claro que vou assistir.
Gostei muito do post e da dica.
bjs
Fernanda
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/
Oiii Lizi tudo bem?
ResponderExcluirRealmente confesso que não conhecia esse documentário e fiquei completamente apaixonada, além do mais quero assistir e irei indicar para uns amigos que fazem história.
Beijinhos
Olá,
ResponderExcluirNão tinha visto ainda esse documentário, vou incluí-lo na minha lista.
Beijos!
OI, LIziane
ResponderExcluirAinda não conhecia o filme, mas como você adoro longas que falam da história. Muito interessante e acho que iria descobrir muitas coisas como você. Dica anotada.
Olá,
ResponderExcluirNão gosto muito de documentários, mas por ser formada em Química e adorar saber mais sobre tudo que envolva acidentes nucleares ou contaminações, me interessei bastante. Dica anotada.
https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/
Oie!
ResponderExcluirEu estou com esse amor pelo netflix também. É tanto filme que quero ver, que não sei nem qual escolher.Sobre esse em questão, eu não conhecia e vi que traz uma assunto bem diferente. Vou anotar essa dica.
Bjks!
Histórias sem Fim
Amo descobrir documentários e filmes no enorme baú de felicidade que é a Netflix... Kkkkk... Tbm não fazia ideia de que haviam cidades assim onde as pessoas vivem dessa forma é tudo o mais. Dica mais do q anotada.
ResponderExcluirRaíssa Nantes
Eu também gosto de livros sobre história e de documentários, então eu adorei a sua dica. Eu não tenho netflix porque quase não tenho tempo para assistir mas gostei muito de ter o conhecimento desse documentário e espero que eu possa assisti-lo em breve.
ResponderExcluirLiz, adorei a dica! Fico caçando recomendações sobre o que assistir no Netflix, porque perco muito tempo zapeando. Essa parece ser uma história interessante, já anotei sua dica ;)
ResponderExcluirobrigada
www.leitorasinquietas.com.br
Olá!
ResponderExcluirÓtima dica! Eu também amo documentários e história e sempre gosto quando as pessoas indicam vários para mim, principalmente os que têm na netflix. A dica está anotada e vou assistir esse final de semana.
Beijos.
http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/
Olá
ResponderExcluirTambém adoro História e documentarios, não conhecia esse, nem a cidade da qual ele fala, já fiquei bem curiosa, porque essas usinas e os acidentes nucleares é um assunto que eu gosto muito
Oi, Liziane, tudo bem?
ResponderExcluirUau, não sabia desse documentário, vou procurar e assistir tão logo for possível.
Que coisa mais absurda essa de os moradore snão poderem sair da cidade, né?! Mas isso será devido ao fato de todos serem "contaminados" com radiação?
Muito interessante, realmente! E a comparação feita pela ativista faz todo sentido, né?!
Beijos,
Amanda
http://www.confissoesfemininas.com/
Eu te entendo. Também vivo em um relacionamento sério com a netflix. Haha. Não saio mais de lá, são muitas opções maravilhosas. Mas eu ainda não tinha visto este e achei muito interessante. Já anotei aqui a dica. Adorei a resenha e sugestão.
ResponderExcluirAbraços
Nunca tinha ouvido falar desse filme.
ResponderExcluirSanta netflix, não é mesmo?!
Dica anotada!!
#Ana
https://literakaos.wordpress.com/
Oie
ResponderExcluirNão conhecia o filme, tem um enredo bem legal e atraente, fiquei bem curiosa mas infelizmente ando bem sem tempo, porém, está na lista
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Que fodaaaaa, totalmente já anotei para assistir <33 netflix sempre nos fazendo apaixonar por ela todo dia! Adorei o post!
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirNão conhecia o filme, mas achei o enredo um máximo. Gosto muito de documentários e por isso vou dar uma chance sim.
Abraços
Cá Entre Nós
Olá linda,
ResponderExcluirAdoro documentários e esse falando das consequências das grandes guerras me ganhou.
Os documentários sempre da função de alertar sobre as consequências de ações que teimamos em continuar fazendo.
Não existe somente essa cidade, mas há outras que são fechadas devido ao nível de radioatividade presente no solo e na água e claro, causaram danos irreversíveis aos moradores e serve como alerta que a guerra não termina quando "um lado ganha", mas continua nos pesadelos dos sobreviventes e na vida dos descendentes dos lugares nascidos com derramamento de sangue.
Beijos!
Oie!
ResponderExcluirNão conhecia o filme e nem a sua história, realmente é algo que parece ser bem interessante, mas infelizmente esse tipo de filme não faz parte do meu gênero, então eu não o assistiria no momento :/
beijos
Mayara
Livros & Tal
Olá! Realmente o netflix tem grandes tesouros! Achei legal a premissa, gosto de temas desse estilo, dica anotada. beijos!
ResponderExcluirOlá.
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar no filme antes e fiquei bem feliz com seu post, pois embora não curtir muito filmes de documentário toda a trama me interessou e sua resenha me deixou bem animada, vou anotar o filme para assistir em breve.
Oi Lizi, bem impactante esse filme não conhecia ele e fiquei bem curiosa para saber mais a respeito. Vou assistir. Bjkas
ResponderExcluirOii,
ResponderExcluirNetflix é amor né?? Não conhecia esse documentário, na verdade não sou chegada a ver documentários, mas fiquei curiosa em ver esse. Conteúdo bem interessante.
beijos
Ola Lizi lindona menina dessa vez a premissa do filme não me chamou atenção, mas confesso que preciso passar mais tempo na netflix e conhecer os filmes, com essa correria de leitura acabo deixando de lado os filmes. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com