13 maio, 2014

Lançamento - Editora Biruta


Em uma cidade do interior da Estônia, Arno Tali e seus amigos farão incríveis descobertas enquanto aguardam a chegada da estação mais esperada do ano: a Primavera. 
Entre aulas de matemática, histórias de terror, festas de batizado e batalhas de bolas de neve, o livro contará o dia a dia desses meninos e meninas que levam um estilo de vida simples (e muito divertido!).  
A narrativa, sensível e detalhada, se passa em um colégio paroquial e traz vários aspectos da cultura estoniana e das influências herdadas da cultura russa, como lendas populares, músicas, a língua e o modo de vida no campo, no início do século XX.  A tradução da obra para o português foi feita diretamente do idioma estoniano, o que enriqueceu ainda mais os aspectos culturais de Primavera, bem como as ilustrações, em preto e branco, que caracterizam o estilo rural da época da narrativa.
Apesar de ser uma história temporal, as crianças de hoje em dia conseguem facilmente criar relações com os personagens, mediante o contato entre os jovens, as brincadeiras e travessuras, as relações familiares e as semelhanças das dificuldades em crescer. Por isso, este é considerado um romance universal, abrangendo temas de todas as culturas.
Primavera é um clássico da literatura estoniana e é comparado a Charles Dickens (Oliver Twist) e Mark Twain (As Aventuras de Tom Sayer). 

Sobre o autor:
Oskar Luts é o maior nome da literatura infantojuvenil estoniana e é o autor preferido de várias gerações. Seu primeiro e mais famoso livro é Primavera, escrito em 1912-1913. O romance tem desempenhado um papel importante em reavivar o sentimento de identidade nacional nos estonianos. 

Sobre o ilustrador:
Sandra Jávera é artista gráfica, nasceu em 1985 e formou-se em Arquitetura na Universidade de São Paulo, em 2011. Ilustra livros para diferentes editoras e, além disso, já colaborou com jornais como a Folha de S. Paulo e com diversas revistas como Pesquisa FAPESP, Bravo! e TPM.

Beijão a todos!!

6 comentários

  1. Nossa, que amorzinho! Eu sei pouquíssimo sobre a Estônia (na verdade só sei que fica perto da Rússia) e achei muito interessante que um livro estoniano seja lançado no Brasil! Ainda mais com uma capa linda dessas. Vou ler com certeza.

    Bjs!
    http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a sinopse desse livro... parece ser daquelas leituras que a gente nem percebe quando terminou de ler.
    Achei bacana também o fato de se passar na Estônia, deve trazer ricas informações sobre uma cultura bem diferente. Sem contar que ainda é ilustrado.
    Quero muito esse livro.

    Bjok

    ResponderExcluir
  3. Oi Lizie, este não me interessou.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Que livrinho fofo!! Parece ser muito gostoso de ler. Com certeza minhas priminhas gostariam.

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro bem legal. Gosto quando alguns livros contam Culturas diferentes. E o que achei legal é que é um infanto-juvenil.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Adorei Primavera, mesmo sendo infantil.
    Tem uma capa super fofa e parece ser uma leitura bem agradável ^^

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada pela visita.
Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe o link do seu blog ou site para eu retribuir a visita.
Beijos Lizi